Já É Libertadores
Grêmio conhece hoje seu inimigo na pré-Libertadores
A partir do meio-dia, na sede da Conmebol, em Assunção, ocorre o sorteio dos confrontos e dos grupos da competição
O sorteio da pré-Libertadores será da seguinte forma: em um pote, ficam os seis times dos países que tiveram melhor rendimento nas competições sul-americanas em 2012: São Paulo, Grêmio,Tigre, Iquique/Chi, Tolima/Col e Olimpia/Par. Em outro, LDU/Equ, Defensor/Uru, León/Mex, Deportivo Anzoátegui/Ven, Universidad Cesar Vallejo/Per e Bolívar/Bol. Os perigos estão na LDU e no Defensor, pela tradição. O León é um clube de ponta no México. Os demais incomodam apenas pela altitude ou pela distância da viagem.
Veja a seguir, quem pode ser adversário do Grêmio.
LDU/Equ
Campeã da Libertadores 2008 e da Sul-Americana 2009, a LDU se classificou para a primeira fase da Libertadores com o terceiro lugar no Campeonato Equatoriano. O principal destaque é o atacante argentino Claudio Bieler.
Defensor/Uru
Adversário nas quartas de final da Libertadores 2007, o Defensor é um velho conhecido do Grêmio. A equipe treinada por Tabaré Silva conseguiu vaga por conta do terceiro lugar no Campeonato Uruguaio. O destaque é o atacante Diego Rolan.
León/Mex
Com boa campanha no Campeonato Mexicano, o León entrou com a terceira vaga do país na primeira fase da Libertadores. Os outros classificados foram Toluca e Tijuana, que se classificaram para a etapa de grupos. O principal nome é o atacante Nelson Maz. O León é um clube tradicional do futebol mexicano.
Deportivo Anzoátegui/Ven
O desconhecido Deportivo Anzoátegui garantiu vaga por conta do terceiro lugar alcançado no campeonato venezuelano. O destaque da equipe é o atacante Gelmin Rivas.
Universidad César Vallejo/Per
Com nome que mais parece ter saído de novela mexicana, a Universidad César Vallejo será a representante peruana na primeira fase da Libertadores graças ao número de pontos somado durante o ano no campeonato nacional. O destaque é o centroavante Roberto Jiménez.
Bolivar/Bol
Perigo. O Bolívar venceu o Oriente Petrolero nos pênaltis (4 a 2, depois de 2 a 2 no tempo normal) e garantiu a terceira vaga dos bolivianos na Libertadores. O problema da vitória do Bolívar é a altitude de 3,6 mil de La Paz. O atacante Juan Arce, ex-Corinthians, é o principal nome.
Decisão sobre Elano antes do sorteio
A decisão sobre do Comitê Executivo da Conmebol sobre os incidentes contra o Millonarios, dia 15 de novembro, em Bogotá, pela Copa SulAmericana será definida hoje, antes do sorteio.
Na ocasião, houve agressão ao árbitro equatoriano Carlos Vera, cometida por Elano. nicialmente, o Grêmio acreditou que os integrantes do Comitê tinham optado po uma decisão de gabinete, que seria anunciada apenas em janeiro.
A pena de Elano pode ser pesada, já que ele admitiu em seu twitter, na madrugada seguinte ao jogo, que teria errado ao atingir o árbitro.