Carnaval 2013
Barracões a todo vapor
A menos de 40 dias do Carnaval, as escolas do Grupo Especial de Porto Alegre estão em intensa atividade para deixar tudo pronto para a grande festa
Ficaram para trás os presentes de Natal, os fogos do Réveillon e os festejos de final de ano. Agora, o foco é no Carnaval 2013. A menos de 40 dias dos desfiles - que serão no segundo final de semana de fevereiro - o primeiro dia útil deste novo ano foi de bastante atividade nos barracões das escolas do Grupo Especial.
Na Imperadores do Samba, o espetáculo já ganhou forma. A confecção dos carros alegóricos e das fantasias para compor o enredo Do Feitiço das Cores, o Milagre da Maquiagem está bem adiantada. A ideia é deixar tudo pronto até o final deste mês, para se dedicar apenas aos detalhes perto do desfile.
- Estamos trabalhando há bastante tempo, começamos no barracão em 5 de outubro. E aqui só tem gente profissional: o que foi desenhado tem que desfilar - afirma o carnavalesco Silvio de Oliveira, em seu quinto ano na escola.
Jornada é intensa
Em um ritmo um pouco diferente, mas com a mesma paixão, a Bambas da Orgia se prepara para um Carnaval que marca uma outra fase da escola, desde a posse da nova diretoria. A mudança de comando provocou um atraso no início dos trabalhos, mas nada que deva atrapalhar o desfile, que terá o enredo Majestosa, Altaneira... Minha Águia, Minha Paixão.
- O trabalho está dentro do esperado, mas com muita correria - admite, com bom humor, o autor do tema-enredo da escola, Sérgio Peixoto, que também gerencia o barracão.
Ele e o carnavalesco Guaraci Feijó formam a dupla criativa responsável pelo que a escola vai mostrar. Guaraci diz que a jornada é intensa - desde ontem, é das 9h às 20h.
Aposta na emoção
Para a Bambas, a aposta é na emoção. A águia, símbolo da escola, terá a sua história contada na avenida, abordando os seus diversos significados ao longo dos tempos, relacionados a força e grandeza. Serão quatro carros e 18 alas.
O enredo faz também menção ao período em que a ave fica reclusa para retornar ainda mais majestosa e altaneira - como está ocorrendo com a escola. O tema promete tocar forte o coração dos bambistas, como o próprio Guaraci:
- Eu entro aqui (no barracão), eu choro, eu fico emocionado.
Um desfile inovador
Com cinco carros alegóricos e 22 alas, a Imperadores deve levar cerca de 2,1 mil integrantes para a avenida, em um desfile que fala sobre a maquiagem. O enredo começa no antigo Egito, passa pelas culturas orientais e pelo circo, até chegar à atualidade.
Empolgado com as possibilidades oferecidas pelo tema, Silvio considera que o enredo é inovador e permite explorar ao máximo a criatividade. O que, para ele, é uma satisfação:
- O desfile em si é uma surpresa. É tudo novo, permite fazer algo mágico. Foi o maior presente que eu tive até hoje.