Paixão Tricolor
Cacalo: Preocupações
Leia a coluna do Diário Gaúcho na íntegra

As duas maiores preocupações que tenho neste início de ano se chamam Atlético-MG e "o passado que rodeia nossa própria historia". Explico: nos últimos dez anos já tivemos no mínimo três clubes com grandes conquistas que até um tempo atrás não imaginaríamos possíveis.
Refiro-me de forma simples ao bicampeonato brasileiro de pontos corridos do Fluminense, das Libertadores do Inter e do Corinthians, e o mais impressionante de tudo, além do Mundial do Corinthians diante do Chelsea, o do Colorado diante do Barcelona. Perceber isso não se trata de soberba ou arrogância, mas sim uma dificuldade e necessidade de adaptação dos novos tempos. O mundo muda, e com ele vêm novas formas e valores.
Recomeço
Aquele que não se adapta fica para trás e é facilmente ultrapassado. Exatamente esse é o perigo do Galo. Ele vem como um desses do novo mundo, e nós (o Grêmio) somos aqueles que vão ou não se adaptar e continuar sua série de conquistas mesmo nesses novos modelos.
Por isso fica aqui o perigo maior dessa leva de surpresas para quem se acomodou achando que só a história bastava pra continuar vencendo. Agora, é olhar para dentro reconstruindo o que nunca sumiu, mas que ficou mofado e jogado como um pensamento obsoleto e retrógrado. É fundamental o recomeço.
É assim que se refaz o que um dia foi esquecido e que será refeito em nome daqueles que virão.