Férias divertidas
Colônia de Férias beneficia alunos de escolas públicas
Atividades da Colônia de Férias da secretaria de Educação da Capital começaram ontem. Projeto beneficia 1,3 mil alunos de escolas públicas
Foi aberta ontem, para 1,3 mil estudantes da rede municipal de Porto Alegre, uma temporada muito divertida. Saem de cena cadernos, lápis e sala de aula e entram o protetor solar, o boné e áreas ao ar livre, prontas para serem o cenário de muitas atividades, na Colônia de Férias da Secretaria Municipal de Educação.
Participam crianças de seis a 12 anos dos projetos Escola Aberta e Cidade Escola.
- É a minha primeira atividade de férias, estava ansioso. Estou achando tudo muito legal - disse Nycolas Godói Matos, dez anos, da Escola Vereador Antônio Giúdice, enquanto apreciava uma boa leitura, mas já de olho no futebol.
Três dias só de brincadeiras
Depois de dançar funk, pintar com tinta e lanchar, Rian da Silva, 12 anos, aluno da Marcírio Goulart Loureiro, aprendeu a gingar numa aula de capoeira. Enquanto isso, a pequena Júlia Garcia de Oliveira, sete anos, da mesma escola, voava na cama elástica.
As brincadeiras da Colônia de Férias são oferecidas em três dias a cada semana. Ontem, um grupo de cerca de 250 alunos das escolas José Loureiro da Silva, Aramy Silva, Vereador Martim Aranha, Gabriel Obino, Deputado Marcírio Goulart Loureiro, Vereador Antônio Giúdice se divertiram a valer no Parque Gigante. Hoje, o dia será de recreação nas piscinas do Sesc Campestre e, amanhã, a turma fecha a programação no Sítio do Mato.
A Colônia recomeça na semana seguinte, para outras escolas, e encerra a edição deste ano no dia 6 de fevereiro.
Saiba mais
- O Escola Aberta é um programa criado a partir de um acordo entre o Ministério da Educação e a Unesco, para a melhoria da qualidade da educação. Dá atendimento por meio de oficinas e outras ações abertas à comunidade, nos finais de semana. Em Porto Alegre, atende a 33 escolas municipais.
- O Cidade Escola é um projeto de ampliação do atendimento a estudantes de seis a 16 anos, de escolas municipais, em tempo integral, com oficinas de atividades culturais, ambientais e esportivas.