Notícias



Conhecendo a cidade

Linha Turismo da Capital é opção de passeio nas férias

Em oito anos, a Linha Turismo transportou mais de 500 mil pessoas pelas ruas de Porto Alegre. Passeio tem dois roteiros pela Capital

07/01/2013 - 07h37min

Atualizada em: 07/01/2013 - 07h37min


Há muitas maneiras de se conhecer e admirar uma cidade: a pé, no banco de um carro ou pedalando uma bicicleta. Os jovens a descobrem zunindo pelas ruas de skate. Nenhuma delas, porém, têm o impacto visual de quando a contemplamos do alto. Em Porto Alegre, os ônibus de dois andares da Linha Turismo oferecem há oito anos esta oportunidade. A 4m de altura, na poltrona do veículo, vemos detalhes que nos escapam na correria do dia a dia.

Olhar renovado sobre a cidade

Para quem fica na cidade e para o turista que chega, é uma ótima opção de lazer. São dois roteiros: o city tour pelo Centro Histórico, que destaca os aspectos arquitetônicos e culturais da região, e o city tour pela Zona Sul, um trajeto sem paradas pela área rural da cidade. Em oito anos, mais de 500 mil pessoas fizeram o passeio.

Na sexta-feira, a reportagem do Diário Gaúcho embarcou no City Tour pelo Centro Histórico. Natural de Natal no Rio Grande do Norte, a arquiteta Jimena Vasconcelos, 28 anos, gostou da experiência.

- Estou adorando, tenho um olhar curioso sobre a arquitetura da cidade. Ela é bonita, diferente e muito arborizada. As pessoas são educadas e bem receptivas também - revelou a visitante.

Voluntário de uma ONG em Lima, no Peru, o italiano Enrico Marinucci, 34 anos, abriu um mapa para seguir o roteiro do ônibus. De fones, ouviu as informações sobre os pontos turísticos em espanhol, mas não falou sobre a cidade. Preferiu elogiar a cordialidade do povo brasileiro:

São gente boa, tem bom coração.

O cozinheiro Elmiro Souza, 62 anos, e a dona de casa Amara de Souza, 75 anos, do Rio de Janeiro, estavam deslumbrados.

- É uma cidade limpa, maravilhosa. Tem coisas que não tinham quando eu morava aqui - disse Amara, que deixou Porto Alegre há mais de 30 anos.

O que precisa melhorar

A cidade virou um canteiro de obras a céu aberto em virtude da Copa do Mundo de 2014. Menos para a Linha Turismo. Durante o trajeto, nada é dito ao turista que vê sem nada entender ruas parcialmente bloqueadas, o Beira-Rio aos pedaços e avenidas tomadas por máquinas e caminhões. Uma melhor sincronia entre a mensagem gravada e a passagem do ônibus evitaria viradas repentinas de pescoço em busca do monumento citado.

A coordenadora de Planejamento Turístico Maria Helena Müller disse que uma nova gravação, com informações atualizadas, está sendo providenciada. A inexperiência de monitores em treinamento seria a causa do atraso na liberação da gravação com informações sobre os pontos turísticos ao longo do trajeto.

- Já identificamos esses problemas e estamos produzindo uma nova gravação - afirmou Maria Helena.

Saiba mais

- Funciona de terça a domingo. Os tíquetes custam R$ 18 durante a semana e R$ 20 aos sábados, domingos e feriados.

- Os bilhetes também podem ser adquiridos por cartões de crédito e débito na Central de Vendas Linha Turismo, na Travessa do Carmo, 84, Bairro Cidade Baixa, onde fica o terminal de embarque, no Centro de Informação Turística do Mercado Público, no Centro, no Chalé da Praça XV, no Café Progresso do Mercado e no Saúde no Copo (Parcão).

- Mais informações no site www.portoalegre.travel ou pelo telefone 3289-0176.

Os roteiros

- O city tour Centro Histórico passa pela Praça da Matriz, pelo Gasômetro, às margens do Guaíba, e Redenção, entre outros. Neste roteiro, o passageiro pode embarcar e desembarcar em cinco pontos do trajeto.

- O city tour Zona Sul mostra as paisagens naturais da cidade. Destaques para a praia de Ipanema e propriedades da rota turística Caminhos Rurais de Porto Alegre.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias