Dupla Gre-Nal



A aventura de Wellerson

Embarcando no sonho

Guri que atuou no Jogo Contra a Pobreza, emdezembro, ao lado de Zidane e Ronaldo, foi ao Rio, onde passará por período de testes no Fluminense

19/02/2013 - 07h41min

Atualizada em: 19/02/2013 - 07h41min


Não é todo dia que uma pessoa consegue realizar ou chegar perto de realizar um sonho. Pois em pouco mais de dois meses, Welerson Alan Santana, 15 anos, conseguiu. Duas vezes.


Em dezembro, ele bateu bola ao lado de Zidane e Ronaldo, no Jogo Contra Pobreza, na Arena do Grêmio. Ontem, o guri do Campo da Tuca embarcou para o Rio, onde tentará transformar o sonho de virar jogador em realidade. Participará de período de testes nas categorias de base do Fluminense.


- Não estou ansioso, não. Estou preparado para ir e ficar - disse o guri.


"Quero jogar futebol"


Em dezembro, depois de atuar ao lado de ídolos mundiais, Welerson resumiu seu futuro: 


- Quero jogar futebol. Não me vem outra coisa na cabeça.


A mãe, Fernanda Goularte, 34 anos, confirmou:


- Desde pequeno, ele queria jogar futebol. 


O sonho está prestes a se realizar graças à dedicação da mãe, do pai, Gelson Santana, 51 anos, e do empresário Sérgio Vazques, que por anos trabalhou nas categorias de base do Grêmio e encaminhou o garoto para o Flu. 


Menino entende do riscado


Pelo que mostrou no Jogo Contra a Pobreza, dá para dizer que Welerson sabe do riscado. Também pudera, mora em frente ao campinho que originou o nome da vila onde mora.


- Ele leva jeito. Desde pequeno joga bola no campinho - garantiu a mãe.


"Nunca vou esquecer"


No Rio, a partir de hoje, ele ficará em Xerém, no Centro de Treinamento (CT) do Flu. Welerson passará por cerca de 15 dias de testes e, se aprovado, deverá morar no CT.


Na despedida, o guri da Tuca impressionava pela frieza. Não parecia nervoso. O próprio pai comentou, com os olhos marejados:


- Há pouco, pela primeira vez, ele demonstrou uma emoção. Me deu um abraço e me levantou do chão. Nunca vou esquecer disso.


Fora de uma final


Atacante do 12 Horas, do Campo da Tuca, Welerson disputaria as finais do torneio Bola Comunitária, ainda sem data definida. Mas, com a viagem para o Rio, deixará o time desfalcado. A competição é organizada pela Central Única das Favelas (Cufa), que também fez a peneira que colocou Welerson e Bruno Matheus Chaves, também de 15 anos, no confronto dos craques na Arena.


Por falar em Bruno, ele também está na final do Bola Comunitária, com o União Bandeirante, de Guaíba. Hoje, inclusive, o time começa a disputar um torneio em Osório, no Litoral Norte.


Na área de Zeca Pagodinho


Fundado em 1983, o CT de Xerém - distrito de Duque de Caxias, mais conhecido por ser endereço do sítio de Zeca Pagodinho - abriga as categorias de base do Fluminense. Lá, cerca de 296 guris contam com a estrutura que oferece alimentação balanceada, estudo, acompanhamento social, psicológico e médico. O CT é distribuído em uma área de cerca de 100 mil m².


A estrutura


- Seis campos de treinamento e um de jogo

- Academia de ginástica

- Sala de jogos

- Departamento médico

- Refeitório e cozinha com capacidade para atendimento de mais de 200 refeições dia

- Alojamento e concentração com quartos quádruplos, tríplos e duplos com capacidade para acomodar 106 atletas - hoje, 86 estão alojados no CT.

- Hotel com acomodação para 42 pessoas.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias