Dupla Gre-Nal



Gauchão 2013

O Gre-Nal da Serra

Grêmio e Inter se enfrentam neste domingo no Estádio Centenário, em Caxias do Sul

23/02/2013 - 11h17min

Atualizada em: 23/02/2013 - 11h17min


O Inter desembarcou em Caxias do Sul, sua casa neste 2013, sem mistério. Nem tinha muitas alternativas para fazer diferente. Ygor está de volta ao time e faz sua estreia neste ano no Gre-Nal deste domingo, 16h. Já o Grêmio sobe a Serra neste sábado cheio de mistério sobre o time. O técnico Vanderlei Luxemburgo nem sequer apareceu para a entrevista tradicional das sextas-feiras.


Ygor confirmado


O primeiro treino do Inter no Centenário foi envolto em mistério, sem a presença da imprensa e da torcida. Mas o time do Gre-Nal está confirmado sem surpresas.


As lesões de Dátolo e Willians impedem Dunga de inovar. A aposta está na imposição física do volante Ygor.


Na entrevista coletiva no hotel em Caxias do Sul, na tarde de sexta-feira, Dunga lamentou as lesões. Chegou a usar a frase "É o que temos à disposição" para justificar a divulgação da escalação deste domingo três dias antes do clássico. Na quinta-feira, o treino coletivo no CT do Parque Gigante dava indícios de que o volante atuaria.


Vitória do rival no Rio repercute


Havia apenas receio sobre sua resposta física, já que retornava aos trabalhos com o grupo depois de lesão na panturrilha direita sofrida na pré-temporada. No Gre-Nal, Ygor fará sua primeira partida na gestão Dunga.


O que não reduz a confiança do chefe.Apesar do alerta.


- Fisicamente, (Ygor) está pronto. Treina há dez dias. Mas vai sofrer com o ritmo de jogo - disse Dunga.


O 3 a 0 do Grêmio no Fluminense, pela Libertadores, repercute. Bastante. Quando perguntado sobre a atuação gremista no Engenhão, Dunga foi protocolar: disse que o Inter deve se preocupar com o Inter. Esquecer o feito do Grêmio.


Os torcedores, porém, se preocupam. Os poucos mais de 40 deles que esperavam a saída do time para o treino na Serra vinham de encontro a D'Alessandro, Damião, Rafael Moura. Em meio a fotos e autógrafos, pediam raça e concentração. Alguns, mais exaltados, gritavam: "Vamos colocá-los (Grêmio) de volta à realidade" e "Está na hora de calar a boca deles, estão falando demais".


Os jogadores passavam quietos, sérios. Pareciam não se importar se o Grêmio virá com titulares ou misto.


- Tem de ficar atento todo o tempo - resumiu Dunga, sem se alongar. 


Dia do Inter


- Rafael Moura - O centroavante fica na reserva em Caxias do Sul. Rafael Moura sofreu cirurgia nos dois pés no final de 2012 para retirada de fragmentos de ossos. Viajaram também Agenor, Helder, Juan, João Paulo, Vítor Júnior, Elton, Caio e Gilberto.


- Contratações - O Inter deve anunciar na próxima semana um zagueiro, um volante e um meia. O volante é Aírton, que pertence ao Benfica e está emprestado ao Flamengo até junho. O meia seria Alan Patrick, ex-Santos e atualmente no Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. Há consenso de que o grupo carece de substituto para D'Ale, Fred e Dátolo. João Paulo e Vítor Júnior não inspiram confiança. Quanto ao zagueiro, nomes são analisados. A direção concluiu que Juan não aguenta o ritmo intenso de jogos.


- Jogo 200 - O Inter, em seu site, conta 199 jogos de D'Alessandro pelo clube até este domingo. Pesquisadores, porém, apontam 196 jogos do meia. O plantão de esportes da Rádio Gaúcha, revisou seus arquivos e chegou a 195 partidas.


Humildade pós-goleada


É bem verdade que a goleada consistente do meio da semana contra o Fluminense alavancou a confiança dos gremistas. Mas é na humildade que o time, seja ele misto ou titular - como de costume, o mistério é componente de decisões -, pretende se apegar neste domingo, diante do maior rival, em Caxias do Sul.


- O Grêmio não entra como favorito. Não é por causa de um jogo muito bom que vamos achar que somos os favoritos e os melhores. Se jogarmos com essa humildade, de todo mundo marcar, correr, atacar, tudo em conjunto, vamos - analisou Souza.


No trabalho de sexta-feira à tarde, aberto para a imprensa e para torcedores, nem pistas de quem vai a campo neste domingo.


Luxa manteve silêncio total


O técnico Vanderlei Luxemburgo pegou leve na atividade com os titulares, que apenas correram ao redor do gramado. O treinador nem concedeu sua habitual entrevista de sextas-feiras. A equipe deve ser definida neste sábado, antes do embarque para Caxias do Sul, marcado para logo depois do almoço.


É incerta a utilização de Barcos no clássico. O centroavante, nome do jogo de quarta-feira, retornou da Argentina, onde acompanhou o funeral do cunhado, na sexta-feira e treinou normalmente. Porém, pelo desgaste da semana, deve ser poupado. Vargas também pode ficar de fora. Mas não será surpresa se ambos começarem o clássico.


Apesar de todos terem se colocado à disposição, no meio-campo, Souza e Elano, ambos substituídos quarta por desgaste, devem ser preservados no Gre-Nal. Há receio de que sofram lesões musculares, o que poderia custar bom tempo fora. Adriano e Marco Antonio devem ser os substitutos.


Para reforçar o entrosamento, a defesa deve ser mantida. Cris e Werley vão para a sua terceira partida juntos.


Dia do Grêmio


- TREINO 1 - Enquanto os titulares corriam ao redor do gramado na sexta-feira, os reservas foram divididos em três times que se enfrentavam dois a dois. Atuaram em uma atividade técnica de dois toques. Kleber e Fábio Aurélio participaram normalmente da atividade.


- TREINO 2 - Com colete laranja, estavam Bressan, Alex Telles, Tony, Jean Deretti, Kleber, Bertoglio e Willian José. De verde, Fábio Aurélio, Douglas Grolli, Adriano, Matheus Biteco, Marco Antonio, Welliton e Marcelo Moreno. Gerson, Misael, Guilherme Biteco, Lucas Coelho, Roberson e Mamute atuaram sem colete.


- ESTUDO - Com três partidas pelo Grêmio, André Santos está lendo um livro sobre a história do maior clássico do Rio Grande do Sul, mesmo sem saber se será escalado. - Fico feliz de poder participar do meu primeiro Gre-Nal. Sei que é um clássico centenário. Quero descansar e focar neste jogo de domingo - disse o jogador que, entre tantos clássicos que jogou, tem um Arsenal e Chelsea no currículo.


O primeiro Gre-Nal da Uva


Depois de quase 48 anos, o Gre-Nal respira os ares de Caxias. Em 21 de março de 1965, um 0 a 0 insosso marcou o primeiro clássico em azul e vermelho disputado na cidade. Faz tempo. Tanto que o Centenário era chamado Baixada Rubra, e o Caxias, Flamengo.


O clássico valeu pela segunda edição do Torneio da Festa da Uva, quadrangular que reunia as duplas Gre-Nal e Fla-Ju. Uma semana antes, o Grêmio havia vencido o Flamengo por 3 a 2, e o Inter, o Juventude, por 4 a 2, em rodada dupla na Baixada Rubra. Três dias depois, os jogos foram no Estádio Alfredo Jaconi. Novas vitórias da dupla Gre-Nal: Flamengo 0x2 Inter e Juventude 0x2 Grêmio.


Assim, Inter e Grêmio decidiram o título em 21 de março, um domingo, na Baixada Rubra. O Grêmio, do técnico Carlos Froner, tinha time organizado, com estrelas como os zagueiros Airton Pavilhão e Áureo e o lateral-esquerdo Ortunho. No ataque, com 21 anos e toda a energia, Alcindo, o Bugre Xucro, empilhava gols. Até hoje, ele lembra da atmosfera do clássico:


- A Baixada tinha um campo grande. Mas era um estádio acanhado. Lembro que havia gente nas árvores no Gre-Nal.


O Inter, do técnico Sérgio Moacir, era time em formação. O zagueiro Scala e o lateral-esquerdo Sadi eram os destaques. Os jornais do dia seguinte criticaram a qualidade do jogo em suas manchetes.


Os dois times foram declarados campeões. Não houve prorrogação ou pênaltis. O que não acontecerá neste domingo, 48 anos depois.


Gre-Nais fora de Porto Alegre


- 3/2/2013 - Gauchão - Inter 2 x 1 Grêmio - Estádio Colosso da Lagoa, Erechim


- 30/1/2011 - Gauchão - Grêmio 2 x 1 Inter - Estádio Atílio Paiva, Rivera


- 31/1/2010 - Gauchão - Inter 1 x 0 Grêmio - Estádio Colosso da Lagoa, Erechim


- 8/2/2009 - Gauchão - Grêmio 1 x 2 Inter - Estádio Colosso da Lagoa, Erechim


- 4/4/2004 - Gauchão - Grêmio 1 x 2 Inter - Estádio Montanha dos Vinhedos, Bento Gonçalves


- 21/6/1992 - Amistoso - Grêmio 0 x 0 Inter - Estádio Colosso da Lagoa, Erechim


- 21/3/1965 - Amistoso - Grêmio 0 x 0 Inter - Estadio Baixada Rubra, Caxias do Sul


- 19/4/1964 - Amistoso - Inter 1 x 0 Grêmio - Estádio dos Plátanos, Santa Cruz do Sul


- 7/9/1962 - Amistoso - Grêmio 2 x 1 Inter - Estádio Waldemar Fetter, Rio Grande


MAIS SOBRE

Últimas Notícias