Chegue na parada mais cedo
Porto Alegre está em obras
A combinação entre a Capital em obras e o fim das férias escolares deve gerar caos no trânsito. Para quem pega ônibus, é bom adiantar-se em meia hora

Se você teve direito a merecidas férias e está voltando ao trabalho por esses dias, não se assuste: Porto Alegre está um verdadeiro canteiro de obras. O trânsito é o foco das melhorias, voltadas para a Copa do Mundo, com a construção de viadutos, duplicação de vias e instalação de um novo sistema de transporte público.
Para que o vaivém das máquinas seja possível, são necessários alguns desvios parciais ou gerais nas vias. No momento, segundo a EPTC, são quatro com bloqueio total, modificando o trajeto de veículos particulares e coletivos.
De 15 a 30 minutos
De acordo com o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, os desvios têm um planejamento para não prejudicar o transporte coletivo. A empresa ainda não tem um estudo sobre o impacto das mudanças no trânsito na duração dos trajetos, mas ele acredita que as alterações devem ser percebidas na próxima semana:
- O nosso grande teste será a partir do dia 4, quando o fluxo da cidade voltar ao normal.
O engenheiro especialista em tráfego Mauri Panitz é categórico: as obras farão os passageiros ficar ainda mais tempo dentro dos coletivos.
- Com certeza, isso vai gerar atrasos de 15 minutos a meia hora - destaca, explicando que esse tempo é para cada gargalo que a linha de ônibus enfrentar.
Diante disso, ele alerta: saia de casa mais cedo e se prepare psicologicamente para não sofrer nem chegar atrasado a compromissos enquanto a cidade recebe melhorias.
Avenida Ceará
O bloqueio da Avenida Ceará ocorre entre a Avenida Farrapos e a Rua Vinte e Cinco de Fevereiro. O desvio de tráfego, para quem vem da BR-116, é pela Avenida Farrapos, seguindo pelas ruas Sarmento Barata e Dezoito de Novembro, e retornando à Ceará.
Foi alterada para sentido único a circulação da Rua Sarmento Barata, na direção Farrapos-Dona Margarida. A Rua Pe. Diogo Feijó também tem sentido único, Dona Margarida-Farrapos.
Transporte coletivo
- As linhas de ônibus T2, T2A, T5, T5.1, T5.2 e T11, que circulam no trecho bloqueado da Ceará, tiveram seus itinerários alterados para o mesmo desvio proposto aos veículos.
Prazo de conclusão: Junho de 2014
Rua Voluntários da Pátria
Está bloqueada para o trânsito no trecho entre a Rua Ramiro Barcelos e a Rua da Conceição. No sentido bairro-Centro, o roteiro do desvio é Avenida Voluntários da Pátria, Rua Gaspar Martins, Avenida Farrapos e Rua da Conceição.
Na direção oposta, é Rua da Conceição, Avenida Farrapos, Rua Pelotas, Rua São Carlos, Rua Ramiro Barcelos e Avenida Voluntários da Pátria.
A Rua Barros Cassal passou ter sentido único no trecho entre a Avenida Voluntários da Pátria e a Avenida Farrapos, em direção à Avenida Farrapos.
Transporte coletivo:
- As linhas 701 - Vila Farrapos/ Voluntários; 703 - Vila Farrapos; 718 - Ilha da Pintada e 605 - Jardim São Pedro farão o trajeto Farrapos/Pelotas/Ramiro/Voluntários (no sentido Centro-bairro) e Voluntários/Gaspar Martins/Farrapos (na direção bairro-Centro).
- A linha de lotação 60.1 - Sarandi, no sentido bairro-centro, terá seu itinerário alterado, seguindo sempre pela Avenida Farrapos e acessando a Rua da Conceição.
Prazo de conclusão: Julho de 2013
Anita Garibaldi
O bloqueio ocorre na Rua Anita Garibaldi, entre a Rua Pedro Chaves Barcelos e a Alameda Raimundo Correa.
O desvio da Anita, no sentido Centro-bairro, é a partir da Rua Pedro Chaves Barcelos, seguindo pela Furriel Luiz Antonio de Vargas, cruzando a Avenida Carlos Gomes, acessando à esquerda na Alameda Raimundo Correa e retornando para a Anita Garibaldi.
A Rua Furriel Luiz Antonio de Vargas passou a ter sentido único, no trecho entre as ruas Pedro Chaves Barcelos e Regente, em direção à Avenida Carlos Gomes.
Transporte coletivo:
- No sentido Centro-bairro, o desvio da Linha 525 - Rio Branco/Anita é Anita Garibaldi, Pedro Chaves Barcelos, Furriel Luiz Antônio de Vargas, Raimundo Correa, Anita Garibaldi e segue itinerário normal. Já no sentido bairro-Centro é Rua Alvarenga, Nilo Peçanha, Regente e Pedro Ivo.
- O desvio da Linha 671 - Carlos Gomes/Salso, no sentido Centro-bairro, é Anita Garibaldi, Pedro Chaves Barcelos, Furriel Luiz Antônio de Vargas e Carlos Gomes. No bairro-Centro, é Carlos Gomes, Nilo Peçanha, Valdir Antônio Lopes, Tomaz Gonzaga, Nilo Peçanha, Regente e Pedro Ivo.
Prazo de conclusão: Maio de 2013
Bento Gonçalves
A Terceira Perimetral está bloqueada para o trânsito de veículos em ambos os sentidos, no trecho compreendido entre as avenidas Veiga e Ipiranga, para a construção do viaduto no cruzamento das avenidas Bento Gonçalves com Aparício Borges.
No sentido Sul/Norte, o desvio é Avenida Cel. Aparício Borges, Avenida Veiga, Rua Guedes da Luz, Avenida Bento Gonçalves, Rua Guilherme Alves, Rua Felizardo, Avenida Dr. Salvador França e segue itinerário.
No sentido Norte/Sul, o desvio é Avenida Dr. Salvador França, Rua Valparaiso, Rua Barão do Amazonas, Avenida Bento Gonçalves, Rua Doze de Outubro, Rua Mário de Artagão. Av. Cel. Aparício Borges.
Transporte coletivo
- Desvio da Linha 257 - Paulino Azurenha / Azenha / Cascatinha, no sentido Centro-bairro: João do Rio, Manoel Vitorino, Alcindo Guanabara, 12 de Outubro e Mário de Artagão.
- Na Linha T2A Sul/Norte, o desvio é pela João do Rio, Manoel Vitorino e Alcindo Guanabara.
- Linha 340 - Jardim Botânico, o desvio Centro-bairro é pela La Plata, Guilherme Alves, Felizardo, Salvador França, Valparaíso, Guilherme Alves e Ferreira Viana.
- As linhas 347 - Alameda e 349 - São Caetano, no sentido bairro-Centro, fazem o desvio pela Silvado, Veiga e Guedes da Luz.
- A linha de lotação 03.3 Jardim Botânico, no sentido Centro-bairro, desvia pela Rua Valparaíso e Rua Guilherme Alves.
*** Segundo a EPTC, a maioria das linhas continua a utilizar o corredor da Avenida Bento Gonçalves, apesar do bloqueio para outros veículos.
Prazo de conclusão: Agosto de 2014
Na rota dos BRTs
Além das quatro vias com bloqueio total em Porto Alegre, três importante percursos têm os seus corredores de ônibus interrompidos em algum trecho para obras de instalação do transporte rápido, os BRTs.
As melhorias estão sendo executadas nos corredores da Protásio Alves/Osvaldo Aranha, João Pessoa/Azenha e Bento Gonçalves. Com isso, nas áreas interrompidas, os ônibus dividem espaço com os outros veículos. As paradas foram deslocadas para as laterais das vias.
Bloqueios temporários
Outros dois pontos da Capital apresentam bloqueios temporários, mas de maior duração. Um deles é o cruzamento da Avenida Osvaldo Aranha com a Rua Fernandes Vieira, para as obras do BRT, que devem ser concluídas no local em até 20 dias.
Nesse período, os condutores que trafegam na Fernandes Vieira não podem acessar a pista sentido Centro-bairro da Osvaldo Aranha. A principal alternativa será a Rua Santo Antônio. Para quem está na Fernandes Vieira, o desvio é pelas ruas Vasco da Gama, Irmão José Otão e Santo Antônio. A linha C3, que trafega na Fernandes Vieira, realiza este mesmo desvio.
Para quem quer efetuar o retorno na Osvaldo Aranha, a alternativa é acessar a Felipe Camarão, Vasco da Gama, Irmão José Otão e Santo Antônio.
Obras na Bordini
Em razão da obra emergencial de restauração do Conduto Álvaro Chaves, a Rua Cel. Bordini ficará bloqueada entre as ruas Marquês do Herval e Marquês do Pombal, até o dia 21 de abril.
O desvio para os veículos de passeio e a linha de ônibus 671 - Carlos Gomes/Salso é realizado pela Rua 24 de Outubro, Rua Dr. Timóteo e Marquês do Pombal, retornando à Bordini.