Notícias



Boa notícia

Prefeitura anuncia creches para quase 500 crianças na Capital

A seleção será feita nas comunidades por meio de critérios das associações

20/02/2013 - 07h13min

Atualizada em: 20/02/2013 - 07h13min


O déficit de atendimento na educação infantil da Capital é gigantesco - cerca de 15 mil vagas (creche e pré-escola). Porém, há uma boa notícia: até o próximo mês, estarão abertas 480 vagas para crianças entre zero e cinco anos e 11 meses de idade, graças à inauguração de quatro creches comunitárias conveniadas à prefeitura: Recanto dos Pequeninos (Bairro Ponta Grossa), Escola Ana Maltz Knijnik (Bairro Vila Nova), Galpãozinho (Nova Dique) e Prisma (Morro Santa Teresa).


Mãe vive a expectativa


A dirigente da Escola de Educação Infantil Ana Maltz Knijnik, Rosa Maria Duarte Labandeira, está ansiosa para ouvir os gritinhos dos 120 pimpolhos que vão passar o dia na creche recém-construída na Vila Nova. As inscrições ainda não foram abertas, mas serão atendidas crianças do Loteamento Cristiano Kraemer, Associação Três Figueiras, Condomínio Cristal, Associação Vila Nova, Jardim Vila Nova e Campo Novo. De acordo com a Smed, a seleção será feita nas comunidades por meio de critérios das associações.


Eliane Silva de Souza, 32 anos, é uma mães que vive a expectativa pela abertura da creche. Com os três mais velhos na escola, falta apenas a vaga para o pequeno Isaac, três anos. Aí, Eliane terá condições de voltar ao mercado de trabalho.


- Parada não dá para ficar. Já tentei vaga em outra creche, mas não consegui. Seria ótimo para ele porque só fica dentro de casa e é um menino muito inteligente - conta a mãe.


Tudo nos trinques


Quem passa pela Escola de Educação Infantil Ana Maltz Knijnik vê o belo gramado e os brinquedos coloridos da pracinha. Dentro da creche, seis salas de aulas estão à espera do mobiliário e do material pedagógico para receber os 120 alunos que serão atendidos no local.


Os pequenos terão espaço com piso adequado para crianças e banheiros e torneiras para uso infantil.


Números no estado


- Há 62.880 crianças de zero a três anos e apenas 20.092 vagas em creche - atendimento de 31,95% da meta de 50% exigida pelo Plano Nacional de Educação (PNE).


- Há 32.261 crianças de quatro a cinco anos e 21.859 vagas para pré-escola - atendimento de 67,76% da meta de 80%, conforme o PNE.


- Até 2016, a educação básica obrigatória e gratuita dos quatro aos 17 anos deverá ser oferecida no país.


>>> Dados Relativos à Educação Infantil no Estado do Rio Grande do Sul em 2011, TCE-RS.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias