Notícias



Carnaval 2013

Protestos pacíficos e festa na Noite das Campeãs

Protestos bem-humorados, uma despedida, falas cordiais e muita festa encerraram o Carnaval de Porto Alegre

18/02/2013 - 07h12min

Atualizada em: 18/02/2013 - 07h12min


Noite das Campeãs, no Sambódromo do Porto Seco, teve manifestações contrárias ao título obtido pela Bambas da Orgia que, no desfile oficial, teve um carro alegórico quebrado.


As manifestações tiveram como alvo o resultado do Carnaval, que deixou a Bambas da Orgia em primeiro lugar, apesar da quebra de uma alegoria durante o desfile oficial. Alguns cartazes afixados em arquibancadas criticavam a decisão dos jurados. A Estado Maior da Restinga, terceira colocada, usou uma paródia para ironizar a vitória bambista. Alguns componentes desfilaram com nariz de palhaço.


A tribo campeã, Os Comanches, a vencedora no Grupo de Acesso, Copacabana, e do Grupo Intermediário, Samba Puro, foram as primeiras a pisarem na passarela, sem qualquer contestação. Na sequência, em ordem inversa à classificação, desfilaram as seis primeiras colocadas no Grupo Especial: Acadêmicos de Gravataí, Imperatriz Dona Leopoldina, Império da Zona Norte, Restinga, Imperadores do Samba e Bambas da Orgia.


Presidentes deram parabéns


Em suas falas, os presidentes da Imperatriz, Maurício Santos, da Império, Ademir Moraes, o Urso, da Restinga, Robson Dias, o Preto, e o diretor de Carnaval da Imperadores, Bráulio Pontes, que falou em nome do presidente Luiz Carlos Amorim, discordaram do resultado, mas, elegantemente, parabenizaram a campeã. Maurício Santos, no comando da Imperatriz desde 2003, emocionado, anunciou também sua saída do cargo.


Um bom público ainda acompanhava o desfile quando a Bambas da Orgia fez a festa já no amanhecer de domingo. A escola, mais uma vez, mexeu com as arquibancadas, com seu samba sobre a águia.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias