Pense Verde
Reciclando o material escolar
Reaproveitar os materiais escolares usados, além de muito divertido, faz de você um consumidor consciente
O ano letivo na rede pública de ensino se inicia no dia 27 de fevereiro, próxima quarta-feira. Se você está preocupado com o material escolar, não esqueça de toda a parafernália utilizada no ano passado: ela pode ser muito útil nessa nova etapa dos estudos. Quando reciclados, cadernos, lápis, estojos e mochilas ganham outro visual e costumam fazer sucesso no ambiente escolar. Muito melhor enfeitar os itens e deixá-los de acordo com o seu gosto do que jogá-los no lixo sem necessidade, não acha?
Então, mãos à obra!
Cadernos
- É normal sobrarem muitas folhas em branco no caderno do ano letivo passado. Não pense em jogá-lo fora. Reaproveite produzindo um item que só você terá. Cole adesivos na capa, fotografias dos amigos, desenhos coloridos ou em preto e branco. O Ateliê Reciclar dá a dica de uma capa com papel pardo. Fica lindos. Crie a sua.
- Se não tiver folhas suficientes para um novo caderno, faça um bloquinho. Arranque as que sobraram, fure-as e utilize uma espiral.
Lápis
- E aquele lápis inteirinho, que quase não foi usado? Com uma fita de cetim e um bonequinho de biscuit ou argila, ele se tornará uma ferramenta novinha para escrever. A ideia vale para os meninos, que podem colocar adesivos de carros ou super-heróis.
Régua
- A régua está riscada? Não há problema: pode colar adesivos divertidos ou fazer pinturas com tinta plástica.
Borracha
- A borracha usada ganha um novo aspecto se for limpa com álcool.
Apontador e tesoura
- Se ainda têm corte, é muito desperdício jogar fora. Reutilize-os!
Estojo
- Alunos do Ateliê Reciclar tiveram a grande ideia de transformar uma embalagem de shampoo em um estojo. É muito fácil: corte um pouco abaixo do meio da embalagem para encaixar e decore como quiser. É possível fazer de várias cores e temas!
Livros
- Cuide bem dos livros distribuídos nas escolas públicas, pois o estudante do ano seguinte irá utilizá-los tanto quanto você. Se não estiver encapado, faça uma capinha simples para evitar a sujeira. Não risque e não rasgue.
Mochila
- Se a mochila sujou ou rasgou, é só lavar e costurar. Se ainda não tem uma, experimente produzir uma com o jeans que você não vai mais usar. Além de estilosa é muito mais prática!
Abra o olho!
- O Procon alerta que as escolas não podem exigir que os pais comprem o material no próprio estabelecimento. Elas têm obrigação de fornecer a lista de produtos para que as famílias decidam onde adquirir.
- Atualmente, existem produtos que podem ser reutilizados com a troca de refil. Além da economia na compra - costumam ser mais baratos -, há, também, economia de matéria-prima.