Informática fácil
MSN, quem diria, ganha sobrevida
A vida do Windows Live Messenger, como ele passou a ser conhecido, foi prorrogada até 30 de abril
O MSN - programa de bate-papo, que durante muito tempo foi o mais popular da internet- ainda não chegou ao fim. O chat da Microsoft, com chamada de áudio e vídeo, teve a morte adiada pela empresa.
A vida do Windows Live Messenger, como ele passou a ser conhecido, foi prorrogada até 30 de abril. Depois o Skype será obrigatório. Ao tentar entrar no Messenger no dia 30, o usuário receberá uma mensagem de atualização, e obrigatoriamente deverá instalar o Skype e desinstalar o MSN se quiser manter sua conta. Quem tiver perfil nos dois programas poderá combiná-los para seguir com todos os contatos.
Lembrar para não esquecer
Mais um serviço do Google para ajudar os sem memória. Lançado recentemente, o Keep chega para substituir o Evernote - aplicativo que oferecia espaço para anotações. Com ele, é possível criar blocos de nota com textos, imagens e listas. Os lembretes podem ser escritos e acessados na web ou por meio de um aplicativo gratuito para Android. Ele permite ainda acrescentar lembretes de voz que são transformados em texto. Mais informações neste link:
Visto por dentro
Para atualizar e melhorar o desempenho do computador, às vezes é preciso conhecê-lo por dentro. E ao visitar a parte interna da máquina, mesmo não entendendo o mecanismo que faz todas as partes funcionarem, descobrimos informações de extrema utilidade.
Se você é daqueles que não sabe o que tem dentro da máquina - ou sabia mas esqueceu -, descobrirá o que existe no interior do PC. Lá estão todos os dados que você precisa.
Modelos de placas
Da versão do sistema operacional ao modelo da placa mãe e da placa de vídeo que foram instaladas. Da capacidade do HD ao espaço utilizado na memória, tudo de forma detalhada.
Na internet, existem programas que mostram o que está oculto. O Everest Ultimate Edition, por exemplo, faz o diagnóstico do computador. Ele exibe as características do hardware (parte física da máquina - conjunto de componentes eletrônicos, circuitos integrados e placas), gera e exibe relatórios. Com ele, o usuário tem acesso às informações técnicas dos programas instalados.
Outro software que apresenta detalhes dos componentes internos é o CPU-Z. O aplicativo permite a visualização dos dados essenciais, e em tempo real, de tudo que existe no PC.
Dados sobre o processador
O CPU-Z mostra dados sobre o processador, como nome, tecnologia de fabricação e as instruções que ele é capaz de executar.
Baixando um desses programas, o internauta passará a conhecer melhor o computador que ganhou ou que acabou de comprar. Também se livrará de uma saia justa. Quando entrar numa loja do ramo, poderá dizer ao vendedor o que precisa para melhorar o PC quando tiver de trocar uma peça ou atualizá-la.
Onde baixar:
Speccy também ajuda nesta tarefa
Decorar as especificações de componentes internos de um computador não é prioridade para a maioria dos usuários, que estão acostumados à rotina de ligar, usar e desligar a máquina. Mas quando precisa saber, ele sente falta. Outro programinha que ajuda nesta tarefa é o Speccy. Ele pode ser baixado neste endereço: www.piriform.com/speccy. Veja como fazer:
Passo a passo
A tela inicial faz um diagnóstico do computador e apresenta as informações de forma resumida.
No canto esquerdo da tela, há um menu que traz os principais aspectos a serem analisados. Clique no item que você deseja ampliar.
Clicando no sistema operativo, por exemplo, você verá todas as configurações do seu sistema operacional, inclusive se o firewall e os sistemas de defesa estão ativados e qual a frequência das atualizações da segurança.