241 anos
Obras mudam a cara de Porto Alegre
De presente, a Capital dos gaúchos ganha uma série de cirurgias plásticas
A cidade precisa estar ainda mais bela e batendo um bolão para a grande festa marcada para junho de 2014, a Copa do Mundo. E os operários são os "médicos" que trabalham diariamente para ampliar avenidas, abrir e pavimentar ruas, construir rodovias e ampliar estruturas e edificações.
Entre milhares de trabalhadores, três fotógrafos do Diário Gaúcho selecionaram seis, que hoje são personagens desta reportagem fotográfica - a homenagem do jornal para o aniversário da cidade.
Parabéns, Porto Alegre!
Salvador Nunes Neto, 22 anos, é técnico em segurança do trabalho. Natural de Salvador, da Bahia, veio para Porto Alegre para trabalhar nas obras da Rodovia do Parque (BR-448), que liga a Capital a Sapucaia do Sul, desafogando a BR-116:
- A obra com certeza será um cartão postal da cidade, os gaúchos vão se orgulhar muito. Eu adoro o clima da cidade, as pessoas, sempre muito educadas. E as mulheres são lindas!
Dori Pinto da Silva, 63 anos, carpinteiro, é natural de Fontoura Xavier e morador de Canoas. Casado há 40 anos, é pai de quatro filhos e avô de dois netos. Trabalha na obra do Viaduto da Avenida Padre Cacique:
- A obra será uma maravilha, vai amenizar o fluxo de veículos e Porto Alegre vai ficar ainda mais bonita. Eu adoro a cidade. Sou do tempo em que se andava de bonde por aqui.
Jonata Drum, 18 anos, atravessou o Estado para ajudar na montagem do Aeromóvel. Ele tem residência em Marau e está em Porto Alegre há três meses:
- A estação do Aeromóvel ficará bem turística, quem não andava de trem vai andar agora. Inclusive eu, que nunca andei, vou aproveitar para dar um passeio. Eu acho Porto Alegre uma cidade muito legal, bem boa de morar. Sempre que vier na cidade, vou lembrar e dar uma passada na obra pronta.
Paulo Roberto Assis da Silva, 41 anos. É casado e tem três filhos. É natural de Rio Pardo. Atualmente mora no bairro Rubem Berta.
Trabalha na construção do viaduto no cruzamento da Avenida Bento Gonçalves e a Terceira Perimetral:
- Esta obra vai melhorar bastante o deslocamento das pessoas para Zona Sul. Ela será um novo cartão de visitas. Tava na hora de mudar um pouco a cara da cidade. Gosto muito de morar aqui, esta terra me deu oportunidades. Só reclamo da falta de obras no meu bairro, o Rubem Berta. As ruas não suportam mais o grande número de carros.
Rhuda Oliveira Pereira, 33 anos, é natural de Santiago, na Fronteira. Solteiro, veio trabalhar na Capital, mas está morando em Canoas. Ele trabalha na duplicação da Avenida Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio):
- Muito boa esta obra, vai deixar o Gasômetro ainda mais movimentado. As pessoas que moram na cidade vão gostar. Já visitei o Gasômetro outro dia e tinha muita gente. Certamente vou voltar depois que tudo ficar pronto.
Clésio Leonardo Alcides da Rocha, 28 anos, é soldador. Casado, é pai de duas meninas. Está na cidade há quatro anos. Ele veio de Criciúma, interior de Santa Catarina.
Clésio trabalha na duplicação da Rua Voluntários da Pátria, no Centro:
- Eu me sinto satisfeito em participar desta obra. É uma melhoria pra cidade e é bom pra população. Eu acho que Porto Alegre está crescendo e mostrando que o nosso país está evoluindo. Vou passar aqui e poder falar para as minhas filhas: "Olha, filha! Isso aí o pai ajudou a construir, o pai fez uma melhoria para a cidade".
O PASSADO
- 1752: a chegada de 60 casais portugueses começa a povoar a região, agora, chamada Nossa Senhora da Madre de Deus de Porto Alegre.
- 1772: é criada a Freguesia de São Francisco dos Casais. Data é o marco do nascimento de Porto Alegre.
- 1812: Porto Alegre torna-se sede da Capitania de São Pedro do Rio Grande do Sul.
- 1822: a vila ganha foro de cidade. Chegam os primeiros imigrantes alemães, italianos e espanhóis.
- Altitude média: 10m
- Área total: 497km²
- População: de acordo com o Censo Demográfico do IBGE (2010), a cidade tem 1.409.939 pessoas.
- Sexo: o número de mulheres é de 755.917, já o de homens é de 654.022.
- Porto Alegre está entre as cidades mais arborizadas do mundo, com mais de um milhão e meio de árvores, 582 praças, reserva biológica e uma dezena de parques urbanos.
- Localiza-se no centro do Mercosul, posição privilegiada em relação a outras.