Notícias



Sul do Estado

Novo pórtico gigante muda cenário do polo naval de Rio Grande

Estrutura terá 86 metros de altura e 210 metros de largura para otimizar construções

23/04/2013 - 18h19min

Atualizada em: 23/04/2013 - 18h19min


Pórtico do Estaleiro Rio Grande está sendo içado desde o início de março

Para quem chegava em Rio Grande até o mês passado, a vista do polo naval tinha um pórtico amarelo, ao fundo, como emoldurando a consutrução naval. Pois desde essa semana, aquela porta gigante ganhou companhia. Um novo pórtico já pode ser visto mesmo a mais de 25km de distância. A nova estrutura está em fase final de içamento e alcança mais de 70 metros de altura.

Construído pela multinacional finlandesa KoneCranes, o novo pórtico teve as peças fabricadas na própria Finlândia e na Coreia do Sul. Está desde o início do ano passado sendo instalado no polo naval gaúcho.

São 210 metros de largura e a posição final deverá ficar erguido a mais de 80 metros de altura. Mas não são suas medidas o que mais impressiona. A capacidade de içamento de peso é o diferencial. Enquanto o pórtico antigo tem capacidade para movimentar até 600 toneladas, o novo amplia essa potência para 2 mil toneladas.

Esse crescimento deverá melhorar as operações e acelerar as obras. Será possível produzir blocos maiores para ser colocados dentro do dique.

A nova estrutura é a principal aliada da Ecovix para otimizar a construção dos oito cascos chamados replicantes, que extrairão petróleo e gás na camada de pré-sal. O valor do investimento não foi revelado, mas a principal especulação é que tenha ficado próximo dos R$ 180 milhões.

O içamento do novo pórtico deverá ser finalizado nos próximos dias, após mais de um mês de execução. A viga principal (como se fosse o travessão) começou a ser erguida, oficialmente, no dia 1º de março. Na primeira etapa, quatro macacos hidráulicos e equipamentos de apoio içaram a viga principal, com 3,6 mil toneladas, a uma altura de 6,6 metros. Na sequência, com o auxilio de torres estaiadas, foi elevada a 16 metros, permitindo a instalação de partes das pernas.

Posteriormente, a viga será elevada a altura máxima de 83 metros. Com a conclusão do levantamento será realizado o posicionamento e soldagem dos bogies (estrutura com rodas que se movem sobre trilhos) com as pernas do pórtico e comissionamento do equipamento. O novo pórtico deve entrar em operação ainda neste primeiro semestre.


Dados

Altura: 83m - o equivalente a um prédio de 27 andares
Largura: 210 metros - equivalente ao comprimento dos campos de Beira-Rio e Arena
juntos
Capacidade de içamento: 2 mil toneladas - o equivalente a 400 elefantes adultos
Investimento: R$ 180 milhões


MAIS SOBRE

Últimas Notícias