Geral



Crime financeiro

Rádio suíça confirma que ex-ministro francês tentou usar conta para evadir divisas

07/04/2013 - 17h10min

Atualizada em: 07/04/2013 - 17h10min


Cahuzac admitiu ter usado conta na Suíça para escapar do fisco francês

O ex-ministro do Orçamento da França Jérôme Cahuzac tentou desviar para a Suíça 15 milhões de euros, informou a rádio e televisão pública suíça (RTS).
"Cahuzac teria tentado investir o valor em um estabelecimento de gestão financeira em Genebra em 2009, mas o estabelecimento teria recusado pelo temor de complicações futuras", afirma a RTS.
Quando, em 2009, a Suíça aceitou cumprir os parâmetros da OCDE na área de fraude fiscal, Cahuzac fechou a conta no banco suíço UBS e transferiu o dinheiro para Cingapura.
Jérôme Cahuzac explicou que tinha na conta bancária 600.000 euros. O valor procede essencialmente "de sua atividade de cirurgião e de modo secundário de sua atividade de consultor", afirmou o advogado Jean Veil, segundo o qual a conta não era alimentada desde 2001.

Mas segundo a RTS, "valores mais importantes foram depositados ou transferidos por Genebra" antes de 2009.
O ex-ministro do Orçamento francês, acusado de lavagem de dinheiro e fraude fiscal, reconheceu durante a semana que teve uma conta no exterior, desencadeando uma tempestade política que afeta o presidente socialista François Hollande, que havia prometido um governo exemplar.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias