Geral



Rigor do inverno

Morador registra chuva congelada em Encruzilhada do Sul

Fenômeno pôde ser visto por mais de uma hora na noite deste sábado

21/07/2013 - 14h03min

Atualizada em: 21/07/2013 - 14h03min


Vanessa Kannenberg / Uruguaiana
Enviar E-mail

Neblina cobriu cânions do parque Aparados da Serra, em Cambará
Foto: Cid Martins/Agência RBS

Família ouviu os flocos baterem na janela e correu para fotografar

Um morador de Encruzilhada do Sul registrou a queda de flocos de gelo na noite deste sábado, no interior do município do Vale do Rio Pardo. De acordo com especialistas da Somar Meteorologia e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), havia previsão de neve, mas o fenômeno ocorrido deve ter sido chuva congelada.

- Começou por volta das 23h. Nós estávamos na sala vendo televisão, quando ouvimos os flocos baterem na janela. Eles iam caindo e, quando chegavam no chão, derretiam. Corremos para fotografar - conta o piloto aposentado Ruben Azambuja, 71 anos, que assistiu ao fenômeno junto com a mulher e a filha.

Segundo ele, a chuva durou mais de uma hora, enquanto o termômetro que mantém no pátio de casa marcava 3ºC. Conforme Nadiara Pereira, da Somar Meteorologia, embora o fenômeno possa ser facilmente confundido com neve, a probabilidade maior é de que a família tenha presenciado chuva congelada:

- No momento do evento as temperaturas estavam em torno de 6°C e o fato de os flocos derreterem ao chegar no chão, é característico de chuva congelada. Para ser neve a temperatura teria que estar próxima a 0°C e ontem, às 23h, nenhuma estação do Estado estava com temperatura próxima a 0°C.

Especialistas do Inmet confirmam o diagnóstico de Nadiara. De acordo com a Somar Meteorologia, as temperaturas devem cair ainda mais entre a tarde de domingo e a madrugada de segunda, com o avanço de uma massa de ar polar. A previsão é de neve para pontos das serras gaúcha e catarinense e do norte do Rio Grande do Sul.


Qual a diferença entre neve e chuva congelada?

Segundo a meteorologista Nadiara Pereira, a neve ocorre quando os flocos saem da nuvem já congelados e se mantém flocos congelados até chegar ao chão, porque toda a camada da atmosfera está com temperatura próxima ou inferior a 0°C.

Já a chuva congelada ocorre quando as gotas se congelam durante "o caminho" entre a nuvem e a superfície. Isso ocorre porque nem toda a atmosfera está com temperatura de 0°C ou abaixo de 0°C, mas no momento que encontram uma camada muito fria elas congelam. Normalmente as gotas derretem rapidamente quando chegam ao chão.

Saiba mais:

> Prefeitura de Porto Alegre monta esquema especial para o frio
> Frio e umidade podem trazer neve entre domingo e segunda no RS


Mínimas no Estado:

Paraí: 0,8ºC
Bagé: 2,2ºC
Canguçu: 2,3ºC
Uruguaiana: 3,7ºC
Caxias do Sul: 4ºC
Canela: 4,3ºC
Bento Gonçalves: 5,9ºC 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias