Rigor do inverno
Morador registra chuva congelada em Encruzilhada do Sul
Fenômeno pôde ser visto por mais de uma hora na noite deste sábado
Neblina cobriu cânions do parque Aparados da Serra, em Cambará
Foto: Cid Martins/Agência RBS

Um morador de Encruzilhada do Sul registrou a queda de flocos de gelo na noite deste sábado, no interior do município do Vale do Rio Pardo. De acordo com especialistas da Somar Meteorologia e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), havia previsão de neve, mas o fenômeno ocorrido deve ter sido chuva congelada.
- Começou por volta das 23h. Nós estávamos na sala vendo televisão, quando ouvimos os flocos baterem na janela. Eles iam caindo e, quando chegavam no chão, derretiam. Corremos para fotografar - conta o piloto aposentado Ruben Azambuja, 71 anos, que assistiu ao fenômeno junto com a mulher e a filha.
Segundo ele, a chuva durou mais de uma hora, enquanto o termômetro que mantém no pátio de casa marcava 3ºC. Conforme Nadiara Pereira, da Somar Meteorologia, embora o fenômeno possa ser facilmente confundido com neve, a probabilidade maior é de que a família tenha presenciado chuva congelada:
- No momento do evento as temperaturas estavam em torno de 6°C e o fato de os flocos derreterem ao chegar no chão, é característico de chuva congelada. Para ser neve a temperatura teria que estar próxima a 0°C e ontem, às 23h, nenhuma estação do Estado estava com temperatura próxima a 0°C.
Especialistas do Inmet confirmam o diagnóstico de Nadiara. De acordo com a Somar Meteorologia, as temperaturas devem cair ainda mais entre a tarde de domingo e a madrugada de segunda, com o avanço de uma massa de ar polar. A previsão é de neve para pontos das serras gaúcha e catarinense e do norte do Rio Grande do Sul.
Qual a diferença entre neve e chuva congelada?
Segundo a meteorologista Nadiara Pereira, a neve ocorre quando os flocos saem da nuvem já congelados e se mantém flocos congelados até chegar ao chão, porque toda a camada da atmosfera está com temperatura próxima ou inferior a 0°C.
Já a chuva congelada ocorre quando as gotas se congelam durante "o caminho" entre a nuvem e a superfície. Isso ocorre porque nem toda a atmosfera está com temperatura de 0°C ou abaixo de 0°C, mas no momento que encontram uma camada muito fria elas congelam. Normalmente as gotas derretem rapidamente quando chegam ao chão.
Saiba mais:
> Prefeitura de Porto Alegre monta esquema especial para o frio
> Frio e umidade podem trazer neve entre domingo e segunda no RS
Mínimas no Estado:
Paraí: 0,8ºC
Bagé: 2,2ºC
Canguçu: 2,3ºC
Uruguaiana: 3,7ºC
Caxias do Sul: 4ºC
Canela: 4,3ºC
Bento Gonçalves: 5,9ºC
