Sobre Rodas
Saiba como o Idea foi escolhido o carro do Papa Francisco no Brasil
Diretor da Fiat revela como foram as tratativas para o uso do veículo

Em entrevista para o Sobre Rodas, o diretor de comunicação corporativa e sustentabilidade da Fiat Chrysler América Latina, Marco Antônio Lage, revela como foram as tratativas para o uso do carro da fabricante de Betim pelo papa Francisco no Rio de Janeiro
Negociação
- Acompanhamos o desejo do Papa por carros mais simples e a decisão que tomou de reformular a garagem do Vaticano e resolvemos oferecer os nossos veículos.
O contato foi rápido. A Fiat italiana tem um certo laço com o Vaticano e foi quem começou as tratativas com o Comissariado do Vaticano. Quando os representantes chegaram ao Brasil, coloquei toda a frota à disposição. Foram escolhidos dois carros, o Bravo e o Idea. Ofereci o Linea, mas não quiseram porque é um sedã, e consideraram muito ostensivo para os critérios do papa.
Opção
- O Comissariado escolheu o Idea pela ampla área envidraçada e porque permitia baixar quase todo o vidro traseiro. E o Bravo porque baixava todo o vidro. Oferecemos os modelos completos, mas foi pedido os mais simples. Não quiseram o topo de linha Absolute. Ficaram com o Essence, versão intermediária do Idea, e a de entrada do Bravo. Foram carros sem qualquer preparação especial, acessórios ou opcionais. Exatamente iguais aos encontrados nas concessionárias e disponíveis para o público.
Decisão
- Fechamos a proposta na terça-feira anterior à chegada. Preparamos os carros e entregamos ao Comissariado no domingo à noite. Foi o papa Francisco que escolheu o Idea para o percurso do aeroporto do Galeão ao centro do Rio.
Destino
- O Idea vai para o museu dos carros que contam a história da Fiat no Brasil. Ficou bastante batido pela vontade do povo em chegar perto do Para. Vamos deixar assim para mostrar a ânsia do povo em tocar no Papa. Nós ficamos com a placa do Vaticano e vamos expor o carro.
Repercussão
- Foi maravilhoso para a Fiat, que já tinha uma imagem positiva. De um lado, as montadoras acompanham a vontade dos consumidores que querem cada vez mais carros completos. Por outro lado, mostrou também que a Fiat faz veículos que atendem a todos os segmentos.
Dos populares aos mais sofisticados. Deu visibilidade em todo o mundo pela longa exposição que o Idea teve durante a visita do Papa ao Brasil. O Wall Street Journal fez uma matéria sobre o carro. A utilização do Idea mostrou que a Fiat faz veículos para todos os gostos, inclusive o do Papa.