Geral



Noite gelada

Rio Grande do Sul tem registro de neve

Moradores relatam o fenômeno em cidades como São Francisco de Paula, Caxias do Sul e Canela

26/08/2013 - 20h41min

Atualizada em: 26/08/2013 - 20h41min


Em Caxias do Sul, moradores se divertiram com o frio

Mais uma vez neste ano, o Rio Grande do Sul registrou a presença de neve em seu território. No início da noite desta segunda-feira, moradores de diferentes cidades da Serra relataram a ocorrência do fenômeno - fato confirmado pela Somar Meteorologia.

Em Caxias do Sul, os flocos brancos eram visíveis em bairros como São Ciro, Cruzeiro, Rio Branco, Universitário, Pioneiro, Vila ipê, Bela Vista, Santa Fé e Jardim América, além do distrito de Ana Rech. A neve chegou a acumular no chão, nos telhados e em veículos, e podia ser vista sobre as roupas de quem andava na rua.

Moradores e comerciantes deixaram casas e estabelecimentos para acompanhar o fenômeno. O comerciante Enor Warta, 70 anos, mora em Caxias do Sul desde 1960 e conta que esta é a terceira vez que presencia o fenômeno na cidade:

- Vi duas grandes nevascas que ocorreram em 1965 e 1995. Essa de hoje não foi grande coisa, mas também me surpreendeu.

O meteorologista Gustavo Verardo, da Somar Meteorologia, explica que as condições que propiciaram a queda de neve no Estado foram o reforço do ar frio, com a entrada de uma nova massa de ar polar, associado à umidade. A maior possibilidade de ocorrência é entre a noite desta segunda e a madrugada de terça, principalmente na Serra.

- Mas também não se descarta a presença nas regiões do Planalto, entre Soledade e Passo Fundo - afirma Verardo.

Pelas redes sociais, moradores também relataram neve em municípios como Gramado, São Francisco de Paula, Gentil, Vacaria, Arvorezinha, Canela, Nova Prata, Bom Jesus, Farroupilha e Flores da Cunha, entre outros municípios.

Durante o fim de semana, a meteorologia previa que, nos pontos mais altos do Estado, como Cambará do Sul e São José dos Ausentes, havia a possibilidade de nevar a partir desta segunda-feira.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as condições são favoráveis à ocorrência de neve na Serra e no Planalto até o meio-dia de hoje. Conforme o meteorologista Leandro Puchalski, da Central de Meteorologia, a partir desta tarde, o ar seco vai se estabelecendo e afastando as nuvens da região serrana.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias