Final no Passo D'Areia
Campeão em 2006, Inter busca o segundo título do Brasileiro Sub-20 diante do Palmeiras
Equipes se enfrentam às 19h30min deste sábado. Jogo terá transmissão pelo SporTV

No último ato do futebol em 2013, uma decisão nacional no Estádio Passo D'Areia, zona norte da Capital. A partir das 19h30min, Inter e Palmeiras disputam a final do Campeonato Brasileiro Sub-20.
Com um time que tinha Muriel, Alexandre Pato e Luiz Adriano, o Inter foi campeão da primeira edição do torneio, em 2006. Depois, ficou com o vice em 2007 e 2012 - nas duas vezes, perdeu para o Cruzeiro. Neste ano, a campanha começou com um tropeço diante da Portuguesa (derrota por 2 a 1). Depois, foram só vitórias - sobre Palmeiras, Bahia, Vasco, Vitória e Cruzeiro - e nenhum gol sofrido.
- Isso mostra que o trabalho na base continua sendo bem feito, com investimento e sabedoria - ressalta Roberto Melo, diretor de futebol do Colorado.
Inimigo na busca pelo bi, o Palmeiras eliminou o Grêmio na semifinal. Na fase de grupos, as equipes se enfrentaram, com vitória do Inter por 2 a 0. Neste sábado, os paulistas querem revanche.
Será no Zequinha a última volta olímpica da temporada. Resta saber se vermelha ou verde.
OS GURIS COLORADOS
O camisa 1
Gaúcho da cidade de Getúlio Vargas, o goleiro Jacsson Antônio Wichnovski é o menos vazado do Brasileirão Sub-20. Levou apenas dois gols, ambos na estreia da equipe. Está há cinco jogos sem ser vazado. Faz o estilo discreto e seguro. O atleta tem 19 anos e mede 1m89cm. Foi decisivo na decisão da Copa FGF Sub-19 ao defender dois pênaltis no Gre-Nal que valeu o título. Está no clube desde 2011, veio do Ypiranga de Erechim.
Os laterais
Pela direita, o titular é Willian de Asevedo Furtado, que tem origem no meio-campo. Gaúcho de Pelotas, tem 18 anos e veio do Juventude. Dono de um cruzamento qualificado, o mato-grossense Kaike, 18 anos, é o lateral-esquerdo. O jogador também passou pela base do Juventude.
A dupla de zaga
Jean e PV mostram segurança neste Brasileiro Sub-20, já que a defesa do Inter é a menos vazada. Autor de um dos gols na goleada por 4 a 0 sobre o Vitória, nas quartas de final, Jean Marcos Jacinto é um dos "veteranos do grupo". Paulista de Jabotical, o zagueiro tem 20 anos e 1m84cm. Ano passado, o atleta disputou a Copa Paulista pelo time profissional do Juventus-SP. O companheiro de Jean é Pedro Victor Calil Sandoval. O zagueiro de 20 anos, 1m88cm, é capixaba de Vitória. Bom na bola aérea, fez de cabeça um dos gols no 4 a 0 sobre o Cruzeiro, nas semifinais. No Inter desde 2011, o jogador veio do Ferroviária de Araraquara.
Os volantes
Nathan Índio e Bertotto tem características complementares. Já utilizado por Clemer no time principal - como lateral-direito diante do Botafogo -, o mineiro Nathan dos Santos Custódio, 20 anos, destaca-se pela intensidade. É o típico marcador "carrapato", que não desgruda do adversário. Matheus Hanauer Bertotto, também 20 anos, é o capitão e líder da equipe. Costuma organizar o posicionamento do time e ajudar o ataque. Atuando pelo sub-23, foi um dos destaques da Supercopa Gaúcha, competição em que o Inter chegou à decisão, perdendo o título para o Pelotas nos pênaltis. Com 1m89cm, destaca-se também na bola aérea e, seguidamente, marca gols de cabeça. Gaúcho de Porto Alegre, jogou no Resende-RJ em 2012.
Os meias
À frente dos volantes, o técnico José Leão utiliza uma linha de três meias. Principal nome da goleada sobre o Cruzeiro, na semifinal, Leandro Joaquim Ribeiro usa a camiseta 7 e se destaca pela habilidade e velocidade. Carioca, completará 19 anos em janeiro. O número 11 é Murilo de Souza Costa, 19 anos, gaúcho de São José do Norte. Com 1m77cm, tem a finalização como qualidade. Já marcou três gols no Brasileiro Sub-20 e, em 2012, foi goleador do Gauchão de Juniores pelo Caxias. O terceiro meia na decisão deve ser Carlos Vinícius Santos de Jesus, o Carlinhos. Revelado pelo Desportivo Brasil, o baiano de Camacan já passou pelo futebol alemão, mesmo com apenas 19 anos - atuou no Jahn Regensburg e no Bayer Leverkusen. Como tem poder de marcação, também pode atuar como volante. Carlinhos ganhou a posição de Alex Santana, o camisa 10 da equipe, jogador que foi utilizado por Clemer na derrota para o Flamengo, no Maracanã.
A estrela
Atacante de 18 anos, Andrigo Oliveira De Araujo é considerado uma joia da base do Inter. Quando tinha apenas 15 anos, o jogador, gaúcho de Estrela, foi assediado por Barcelona e Manchester United, mas acabou permanecendo no Beira-Rio. Recentemente, renovou contrato por mais três temporadas. Mesmo baixo -_ segundo o site do clube tem 1m67cm -, é a referência do ataque colorado. Tem habilidade e bom poder de finalização. É gaúcho de Estrela, cidade do Vale do Taquari.
O comandante
José Luiz Leão, que substituiu Clemer, está no clube há 12 anos. Ele começou nas escolinhas e foi subindo de categoria até chegar ao sub-20, onde, desde 2012, era auxiliar.