Impasse
Havan ameaça fechar lojas de Jaraguá do Sul
Proprietário da rede, Luciano Hang, é favorável a abertura do comércio aos domingos. E vereadores decidem na próxima quinta-feira sobre projeto de lei

O proprietário da rede Havan, Luciano Hang, comunicou na última terça-feira para os funcionários que as duas lojas de Jaraguá do Sul podem fechar as portas. O motivo é uma decisão que tramita na Câmara de Vereadores sobre a atual legislação, que proíbe a abertura do comércio aos domingos e feriados.
Hang perdeu uma liminar na justiça para o Sindicato dos Empregados que proíbe abrir as lojas aos domingos e feriados. Segundo o proprietário da rede, não foi levado em conta que a empresa montou uma estrutura com três turnos, folgas, divisão de lucro e que paga R$ 6500 a mais para os funcionários cumprirem o horário de serviço diferenciado.
- A rede tem 87 lojas e todas funcionam neste sistema de escala. Como teremos que fechar os domingos e feriados, teremos que reduzir 30% do quadro de funcionários, o que diminui atendimento e lucro. É preferível perder um investimento de R$ 40 milhões na obra da nova loja - enfatiza.
Nesta quinta-feira, Hang estará conversando com os quase 200 colaboradores de Jaraguá do Sul. No mesmo dia, as lojas Havan fecharão às 17 horas para os funcionários comparecerem na sessão da Câmara.
O autor do projeto, Jeferson de Oliveira, destaca que a cabe os vereadores definirem o futuro de Jaraguá do Sul em relação ao desenvolvimento econômico.