Reconhecimento
Prêmio Esso: Diário entre os indicados
Prêmio ExxonMobil (sucessor do Prêmio Esso, a mais tradicional e importante distinção do jornalismo brasileiro)
O Diário Gaúcho está entre os finalistas da premiação mais importante e disputada da imprensa brasileira: o 60º Prêmio ExxonMobil de Jornalismo, o tradicional Prêmio Esso. Foram 1.021 trabalhos inscritos, divididos em 12 categorias. Outros jornais do Grupo RBS, Zero Hora e Diário Catarinense também estão entre os finalistas.
Na categoria Regional Sul, o Diário Gaúcho concorre com a reportagem Adolescência Assassinada, de Eduardo Torres e Carlos Ismael Moreira. Zero Hora é finalista com três trabalhos na mesma categoria:Cicatrizes, de Luísa Martins e Júlio Cordeiro, Mercado Das Ocupações, de Cleidi Pereira, e A Doce Vida de Um Golpista na Europa, de José Luís Costa.
Fotografia
O fotógrafo Mateus Bruxel disputa o Prêmio de Fotografia, com Inferno na Terra Prometida, publicada em Zero Hora. Na categoria Primeira Página, o Diário Catarinense concorre com o trabalho A Economia Que Está na Sua Mão, de Edgar Gonçalves Jr., Fábio Nienow e Rafael Rosa e Ronald Baptista.
- Os jornalistas de Zero Hora, Diário Gaúcho e Diário Catarinense sentem-se honrados em figurar entre os finalistas de uma premiação tão relevante - afirma a diretora de Redação dos Jornais do Grupo RBS, Marta Gleich.
- Herdeiro do Prêmio Esso, este prêmio é o mais tradicional e disputado do Brasil - completa o diretor-executivo de Jornalismo do Grupo RBS, Marcelo Rech.
Os vencedores serão divulgados dia 19 de outubro. O Grupo RBS já conquistou este reconhecimento 32 vezes.
* Diário Gaúcho