Falando de Sexo
Como driblar sua insegurança e timidez na hora da transa
O primeiro passo, talvez, seja aceitar o seu jeito de ser e a sua timidez.
Sou uma pessoa muito tímida, tenho vergonha de tudo, até mesmo de escrever para vocês. Mas fico sempre pensando se eu fiz algo errado (não só no sexo), se o meu parceiro vai gostar do meu jeito, se ele não vai me achar esquisita, se eu vou conseguir agradar... Fico o tempo todo com estes pensamentos. Preciso da ajuda de vocês!
Primeiramente, é bem importante entender o que acontece com a pessoa tímida: ela sente medo e se preocupa excessivamente com o que vão pensar dela. Quando vai se relacionar, seja amorosamente, sexualmente ou de outra forma, é comum surgirem perguntas angustiantes como as suas.
Este tipo de pensamento é extremamente nocivo e pode complicar muito o relacionamento com as pessoas ao redor. Se você está com todas estas preocupações na cabeça, deve estar com sentimentos intensos, o que inibe, incomoda, paralisa, amedronta e entristece.
Imagina este turbilhão de emoções na hora do sexo! Com certeza, pode desencadear também um alto grau de ansiedade, e assim, fazer surgir novos pensamentos assustadores que vão alimentar as ideias negativas que a pessoa tímida tem sobre a possível reação dos outros em relação a ela.
Respeite-se
Assim, amiga, o primeiro passo, talvez, seja aceitar o seu jeito de ser e a sua timidez. Mas sem se cobrar muito nem se achar a pior pessoa do mundo, porque não é nada disso!
Aprenda a se respeitar, a respeitar seu tempo para se sentir mais segura e menos preocupada com o julgamento de quem está ao redor. Aos poucos, dá para virar esse jogo.
Tenha paciência consigo! Não existe um jeito único de viver o prazer a dois.
Leia outras colunas do Falando de Sexo
Se tiver dúvidas e sugestões, escreva para falandodesexo@diariogaucho.com.br