Operação Bolas de Ouro
Polícia Federal faz buscas em escritório de empresário do futebol na Capital
Nome do profissional e os bairros dos mandados não foram divulgados
A Polícia Federal (PF) cumpre buscas na manhã desta quinta-feira na casa e no escritório de um empresário do ramo do futebol, em Porto Alegre. O nome do empresário e os bairros onde os mandados foram cumpridos ainda não foram divulgados.
Segundo a PF, a Operação Bola de Ouro, está arrecadando elementos de prova em uma investigação sobre crimes contra o sistema financeiro nacional.
As investigações começaram em julho de 2011 e está a cargo da Delegacia de Combate a Crimes Financeiros e Desvio de Recursos Públicos. A Bola de Ouro é um desdobramento da Operação Hércules, de 2009, que investigou e desarticulou uma organização criminosa que utilizava duas casas de câmbio de Porto Alegre para enviar milhões de dólares ao exterior.
O empresário investigado seria um dos clientes daquela organização criminosa revelada na Operação Hércules. Há indícios da movimentação de valores do e para o exterior sem que os recursos tramitassem pelos canais financeiros legalmente constituídos, portanto, sem que houvesse controle do Estado sobre a origem dos recursos.