Contagem agora é online
Covardia, a marca do homicídio 150 do ano
Motorista levou quatro tiros nas costas na esquina de casa, em Gravataí
A segunda-feira deveria ter sido mais um dia de trabalho normal para o motorista Altivo José Henrique Mello Simonella, 36 anos. Como costumava fazer todos os dias, pouco antes das 7h, ele saiu a pé de casa, no Bairro São Jerônimo, em Gravataí. Enquanto caminhava, telefonou para a mulher, que trabalha como vigilante na madrugada. Mas os dois mal tiveram tempo de falar. Depois de poucos passos, o pai de duas filhas foi morto de maneira covarde.
Levou quatro tiros pelas costas, na esquina de casa. Um crime testemunhado, pelo telefone, por Débora Matos, 31 anos. Caído, e com a respiração ofegante, Altivo pediu socorro:
- Atiraram em mim, chama a polícia. Eu estou morrendo.
Nada foi roubado da vítima
A esposa ainda tentou, sem sucesso, falar com ele. Ouvia apenas a respiração do motorista. A agonia ainda durou alguns minutos até Altivo tombar, na Rua Pinho. Nada foi roubado dele.
- Ele nunca teve nada com ninguém, não se envolveu em algo de errado. Foi um crime covarde contra um homem trabalhador - desabafou a esposa.
Média de três mortes por dia
A morte, pelo levantamento do Diário Gaúcho, é a de número 150 este ano nas 19 principais cidades da Região Metropolitana e do Vale do Sinos - a 11ª vítima em Gravataí. Significa que, em média, uma pessoa é assassinada na região a cada oito horas.
Para a polícia, uma linha de investigação aponta para uma possível desavença envolvendo a disputa pela posse de um imóvel. Há cerca de oito anos, Altivo teria sido alvo de um atentado. Já há pelo menos um suspeito.
Contagem agora é online
Desde 2011, a Editoria de Polícia do Diário Gaúcho mantém um levantamento dos assassinatos ocorridos nas 19 principais cidades da Região Metropolitana e do Vale do Sinos. Os números, obtidos através do trabalho da reportagem e das ocorrências
registradas nas delegacias, permitem traçar um mapa dos crimes contra a vida na região e monitorar o crescimento - ou a diminuição - da violência nos municípios abrangidos.
A partir de hoje, esses dados também estarão disponíveis aos leitores no site do Diário Gaúcho. A iniciativa possibilitará ao cidadão descobrir, com alguns cliques, quantas mortes violentas já ocorreram, este ano, em suas cidades.
A divulgação desta estatística na internet atende ao primeiro e fundamental propósito do DG, o de estar ao serviço de seu leitor, no impresso e no site, com as informações imprescindíveis para o seu dia a dia.
Utilize os controles no mapa, clique em cada vítima e confira o panorama dos homicídios na Região Metropolitana em 2013:
Visualizar Ranking dos homicídios na Região Metropolitana e Vale do Sinos 2013 em um mapa maior