Furtos e roubos
BM fará pente-fino em estacionamentos
Na área do 9º BPM, estabelecimentos serão vistoriados para evitar que ladrões deixem lá carros para "esfriar". Empresários tiveram reunião com PMs ontem
A Brigada Militar resolveu adotar duas novas práticas para combater o crime na região central de Porto Alegre. A primeira, no combate ao roubo de veículos, já está sendo posta em prática. A segunda, para acelerar o atendimento aos chamados do 190, deverá entrar em funcionamento após a formatura dos novos PMs.
Na tarde de ontem, em uma reunião com donos e representantes de garagens e estacionamentos, o comandante do 9º BPM, major André Luiz Córdova, anunciou a nova estratégia para combater o roubo dos veículos: pente- fino nos estacionamentos. Só na área do batalhão, responsável pelo policiamento dos bairros Centro, Floresta, São Geraldo, Bom Fim, Moinhos de Vento, Santa Cecília e parte de Santana e Menino Deus, estão 230 estacionamentos e residem mais de 200 mil pessoas. Este ano, oito carros roubados ou furtados foram localizados em estacionamentos da região.
Estratégia contra barreiras policiais
- Com as barreiras feitas pela Brigada, fechando as saídas da cidade, é provável que os bandidos procurem os estacionamentos para deixar os carros "esfriando" - explicou o major.
A estratégia já é usada por algumas quadrilhas, tanto para verificar se o carro tem sistema de rastreamento por satélite ou simplesmente para evitar que os criminosos sejam capturados. A tendência, acredita o major André, é que cresça essa procura por pernoite em estacionamentos para evitar que o carro seja encontrado. Por isso, a BM está se antecipando.
Major pede colaboração
- Vamos passar aleatoriamente nos estacionamentos da região do 9º BPM, verificando placa a placa - explicou.
O comandante ainda pediu a colaboração dos donos de garagem, solicitando que avisem quando desconfiarem de algum caso, como carros deixados por dois ou mais dias nos locais, sem que o motorista seja mensalista ou cliente frequente.
- Eu sempre chamo a Brigada quando desconfio de um carro. Na maioria das vezes, não é roubado, mas é sempre bom estar atento - disse um dos empresários, ao declarar seu apoio à iniciativa do 9º BPM.
Motos darão mais rapidez ao 190
A outra tática que o 9º BPM vai adotar é dar mais agilidade aos atendimentos dos chamados do 190. Isso porque, devido ao trânsito, muitas vezes é praticamente impossível chegar de carro em determinados pontos. Já com a moto, o policial militar chega mais rápido. Ontem, oito PMs do batalhão, que já pilotam motos no dia a dia de trabalho, passaram pela primeira reciclagem. Hoje e amanhã, as aulas serão práticas. Ao grupo, outros 20 novos soldados devem se juntar em abril, quando termina o curso de formação dos novos brigadianos.
- Dentre os que estão conosco, fazendo o curso preparatório, e os novos que virão de outras regiões, espero contar com pelo menos 20 agentes para implementar esse pelotão - explicou o major André.
Hoje, o 9º BPM dispõe de 45 motos e 36 carros para o policiamento. Mas nem todas a motos estão em uso, algumas foram para a manutenção e para outras não há motorista habilitado.