Polícia



Na mira

Em 20 dias, mercado é roubado três vezes no Bairro Glória, em Porto Alegre

Ataques a minimercado mostram a violência no bairro da Zona Sul. Delegacia procura bando que, em 2013, teria cometido pelo menos oito assaltos

27/05/2013 - 07h19min

Atualizada em: 27/05/2013 - 07h19min


Comerciantes trabalham atrás das grades

Em 20 dias, um comerciante de 52 anos esteve na mira de criminosos pelo menos três vezes. Assustado com a violência, ele fica espiado a cada carro que para na calçada ou cliente novo que entra do minimercado, no Bairro Glória, em Porto Alegre. Com medo das ameaças feitas pelos criminosos, ele não quer nem que seja divulgada a rua em que seu estabelecimento está localizado. Conforme a delegacia que atende a região, este ano são pelo menos outros oito assaltados registrados.

- A gente tem que trabalhar. Sete famílias dependem do nosso trabalho. E se for para trabalhar de porta fechada, melhor fechar de vez e ir embora - lamenta o comerciante, que há 20 anos tem o comércio no local.

Pareciam duas crianças

Já anoitecia na tarde de 30 de abril quando dois garotos, aparentando menos de 14 anos, entraram no mercado e anunciaram o assalto. Na noite de sábado, dia 18, um novo ataque. Com o rosto coberto por máscaras, usando coletes à prova de balas e fortemente armados, outra dupla invadiu o mercado. Pediram dinheiro e toda a cerveja que havia no local, carregada no porta-malas de um Honda Civic, estacionado pelos criminosos na calçada do estabelecimento.

Na noite de terça-feira, mais uma vez, o comerciante foi assaltado.

- Eles não estavam nem aí. Eu estava perto da padaria e vi tudo. Os clientes entravam e saiam e eles nem ligavam para o movimento - lembra um cliente que estava no local na hora do ataque.

"A gente não vê viatura passar"

Dessa vez, os bandidos se preocuparam em levar, além do dinheiro, todos os maços de cigarro que puderam.

- A gente não vê passar uma viatura aqui. Tem escola aqui perto e as crianças e os pais chegam a ficar 20 minutos esperando um ônibus. É escuro e inseguro - conta um comerciante, que também pediu para que seu nome não fosse divulgado.

Mais casos na região

Conforme o titular da 19ª DP, delegado Adilson Carrazoni, na semana passada foram identificados três adolescentes e um adulto suspeitos de pelo menos oito roubos a minimercados e restaurantes, este ano, na região dos bairros São José e Glória.

- São moradores do Bairro Bom Jesus - informou o delegado.

Ele acredita que, com a captura deles, os assaltos diminuam. No entanto, como o dono do mercado assaltado três vezes registrou ocorrências apenas na Brigada, elas ainda não chegaram à 19ª DP. Assim, o delegado não sabe se há indícios de que o bando seja o mesmo que atacou outros comércios.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias