Polícia



Assassinato

Jovem que sofreu três tentativas de homicídio teria sido morto por vingança no Bairro Sarandi

Morte de Tiago Diogo Gonçalves, o Tiaguinho, seria vingança a uma disputa do tráfico iniciada há quatro anos, na Vila Respeito. Crime foi executado por um amigo

02/09/2013 - 21h14min

Atualizada em: 02/09/2013 - 21h14min


A polícia já identificou o autor da morte de Tiago Diogo Gonçalves, o Tiaguinho, domingo à noite, na Vila Respeito, Bairro Sarandi, Zona Norte da Capital. O suspeito, que ainda não tem o nome divulgado, está com prisão decretada pela Justiça. Pela terceira vez, no intervalo de apenas 11 dias, Tiaguinho foi alvejado por tiros. O ataque fatal, de acordo com os investigadores da 3ª DHPP, foi desferido por um amigo da vítima.

- O atirador passou o dia na casa do Tiaguinho. No momento de sair, sacou um revólver e uma pistola e atirou contra o rapaz e a companheira dele - explica o delegado adjunto, João Paulo de Abreu.

O crime, conforme a apuração da polícia, foi sequência das duas tentativas de homicídio frustradas nos dias anteriores. Dessa vez, o matador pode ter sido pago para cometer o crime.

- Não descartamos que, depois da prisão do William (suspeito pelo ataque a Tiaguinho na Emergência do hospital), o suspeito tenha sido cooptado para terminar o serviço - aponta o delegado.

Quando foi preso na semana passada, William da Silva Barbosa, 21 anos, afirmou à polícia que planejava vingar pelo menos duas mortes supostamente cometidas por Tiaguinho e seus irmãos até o ano passado.

De acordo com o delegado João Paulo, Tiaguinho não foi indiciado pelos crimes, mas seus dois irmãos foram presos, acusados de homicídio. O rapaz tem uma condenação por roubo e extorsão. O delegado não descarta que uma disputa por pontos de tráfico esteja por trás da caçada dos últimos dias.

No alvo dos Cabrita

A suspeita da polícia é de que o plano de vingança seja alimentado pela Gangue dos Cabrita, que atua na Vila Respeito. William da Silva Barbosa, preso na semana passada, seria um dos integrantes do bando e estaria em busca de espaço no tráfico local.

Matar Tiaguinho seria uma fora de atingir o irmão mais novo dele, Leandro Gonçalves, o Tanga. Respondendo a dez homicídios, Tanga foi preso em uma operação policial na vila em setembro do ano passado. Um mês antes, havia executado a tiros Michele da Silva Soares, 27 anos, depois de lhe arrancar o filho do colo.

Em depoimento à 3ª DHPP, William confessou que tentava vingar a prima e a tia, Ana Maria da Silva, apontada como a matriarca dos Cabrita, morta em 2009. Nos dois casos, Tanga foi apontado pela polícia como autor das execuções.

A morte na terceira tentativa

* No dia 22 de agosto, Tiaguinho foi atacado por dois homens em uma caminhonete no Bairro Rubem Berta. Baleado no peito e na barriga, foi internado no Hospital Cristo Redentor.
* Na noite seguinte, dois homens entraram na Emergência se fazendo passar por visitantes. Um deles entrou no quarto onde estava Tiaguinho e atirou contra ele. O rapaz conseguiu se esquivar e só foi atingido nas pernas.
* Na noite de domingo, já em casa, na Rua Oito de Outubro, Vila Respeito, Bairro Sarandi, Tiaguinho foi executado com um tiro na cabeça por um conhecido dele. O homem também atirou na companheira do Tiaguinho, grávida de sete meses, ferida no ombro.

O motivo da vingança

* Em 2009, ainda adolescente, Tanga (irmão de Tiaguinho) teria traído os Cabrita. Depois de ter a família ameaçada pela quadrilha, ele teria executado Ana Maria da Silva.
* Em 2011, quando saiu da Fase, Tanga e os irmãos viraram alvo da quadrilha, que havia se rearticulado. Em uma tentativa de executá-lo, a namorada dele, Bruna Barbosa Lopes, 16 anos, acabou sendo morta. Tanga fugiu.
* Um mês depois, Marco Antônio Silva da Silva, o Melão, 29 anos, apontado pela polícia como líder dos Cabrita, foi executado a tiros de pistola 9mm.
* Na sequência, Tanga foi apontado como autor da tentativa de homicídio contra uma família ligada aos Cabrita. Uma menina de 11 anos foi baleada no rosto e ficou com sequelas.
* Em agosto do ano passado, Tanga, acompanhado de um dos irmãos, teria executado Michele da Silva Soares, 27 anos, também integrante da família dos Cabrita. 
* Em setembro, Tanga foi preso, acusado da morte de Michele.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias