Números trágicos
Mapa das mortes: listão supera 700 homicídios na Região Metropolitana e Vale do Sinos
Levantamento do DG indica 708 assassinatos em 19 cidades neste ano
Visualizar Ranking dos homicídios na Região Metropolitana e Vale do Sinos 2013 em um mapa maior
Os homicídios em 19 cidades da Região Metropolitana e Vale do Sinos alcançaram a marca dos 708 casos em 2013, de acordo com a contagem do Diário Gaúcho. Na Capital, os quatro territórios da paz completam dois anos hoje, mas mudaram pouca coisa na geografia das mortes violentas.
Restinga, Santa Tereza, Lomba do Pinheiro e Rubem Berta ainda respondem por cerca de um terço dos assassinatos na cidade. Mas há queda nos números totais, seguindo a tendência de toda a Região Metropolitana.
Na tarde de quinta-feira, o corpo de um homem já em estado de decomposição foi encontrado no Parque Chico Mendes, no Bairro Rubem Berta, Zona Norte. Os peritos estimam que a vítima, ainda não identificada, tenha sido morta cerca de quatro dias antes.
● Corpo tinha marcas de tiros
De acordo com o delegado adjunto da 3ª DHPP, João Paulo de Abreu, o homem tinha marcas de tiros na cabeça e pernas.
- Ao que tudo indica, foi morto dentro do parque - afirma.
O crime marcou o 30º assassinato no Rubem Berta. A exemplo dos anos anteriores, é o bairro mais violento da Capital. No entanto, é o que registra a maior queda dos índices de violência entre os territórios da paz.
● DHPPs já surtiram efeito
João Paulo atribui a diminuição dos crimes ao trabalho de identificação e prisões, desde janeiro, quando as novas delegacias de homicídios (DHPPs) foram criadas. O responsável pelo Comando de Policiamento da Capital (CPC), coronel João Diniz Prates Godoy, garante que foram intensificadas as ações da Brigada contra armas e drogas.
Violência aumenta mais na Zona Sul
Os territórios da paz da Restinga e Santa Tereza, ambos na Zona Sul, registram este ano mais assassinatos do que no mesmo período de 2012. É nessa região da cidade que se concentram os maiores conflitos do tráfico este ano.
- São territórios complexos. Estamos trabalhando na identificação das gangues de cada local - explica o titular da 4ª DHPP, delegado Gabriel Bicca.
Um trabalho que, segundo o coronel Godoy, também é feito pelo serviço de inteligência da Brigada. Na Restinga, a parceria entre BM e polícia já surtiu efeito. Depois do aumento de homicídios nos confrontos entre gangues em julho, no último mês houve queda. Mas a violência explodiu no Santa Tereza.
Últimos casos:
CAPITAL 1 - Leandro Sampaio Ribeiro, 30 anos, foi executado com mais de 20 tiros, às 17h30min de quinta-feira, na Estrada Vila Maria, Bairro Cavalhada, Zona Sul. Ele foi surpreendido próximo de casa. Policiais encontraram no local cartuchos de .40 e .380. A 4ª DHPP trabalha com a hipótese de execução.
CAPITAL 2 - Uma mulher identificada como Juliana Rodrigues da Silva, 24 anos, foi assassinada por volta das 3h de quinta-feira. Ela foi encontrada caída com diversos golpes de faca nas costas e com um corte profundo na garganta na Avenida Herval, Bairro Cascata, na Zona Sul.
CAPITAL 3 - Raí da Rosa Rodrigues, 20 anos, foi encontrado morto com quatro tiros na cabeça na Rua Nazaré, Bairro Bom Jesus, por volta das 19h30min de quinta-feira. O caso está com a 1ª DHPP.
CAPITAL 4 - Conforme informações preliminares da Brigada Militar, que atendia à ocorrência no início da madrugada de sexta-feira, Átila Santos Galvão, 20 anos, foi morto por disparos de arma de fogo por volta das 22h30min de quinta. Ele estava na Avenida Joracy Camargo, no bairro Santa Teza, na Zona Sul. É o sétimo caso na região em pouco mais de uma semana.
GRAVATAÍ - Moradores da Travessa Pacheco, bairro Neópolis, em Gravataí, ouviram disparos por volta das 5 horas da manhã desta sexta-feira. Chamaram a Brigada Militar, que localizou um homem morto no local. Ele tinha marca de pelo menos 4 tiros no rosto. Não portava documentos e não foi identificado. Seria branco, magro, cabelo raspado.
SAIBA MAIS
* 708 asassinatos (levantamento do DG) em 19 cidades da Região Metropolitana e Vale do Sinos em 2013: Alvorada, Barra do Ribeiro, Cachoeirinha, Campo Bom, Canoas, Eldorado do Sul, Estância Velha, Esteio, Gravataí, Guaíba, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Porto Alegre, Portão, São Leopoldo, Sapiranga, Sapucaia do Sul e Viamão.
Confira os 708 homicídios no ano em uma mapa virtual: