Boletim de Ocorrência
Renato Dornelles: "Ainda existe algum lugar seguro?"
Se ainda faltava alguma coisa para considerarmos que a situação da segurança pública no Estado está fora de controle, agora não falta mais nada. Com o assalto ao posto do Banrisul no prédio da Secretaria de Segurança Pública, na manhã desta sexta-feira, mostra que os criminosos perderam todo e qualquer receio e respeito.
No Interior do Estado, delegacias de polícia e postos da Brigada Militar têm sido alvo de arrombadores. Há um mês e meio, o chefe de Polícia do Estado, delegado Guilherme Wondracek, admitiu que evita sair de casa à noite devido à criminalidade.
Há poucos dias, o secretário estadual da Segurança, Wantuir Jacini, recomendou que consumidores só retirem carros de concessionárias após fazer o seguro, pois é alto o índice de veículos roubados. São fatos que, somados ao audacioso assalto desta sexta-feira, mostram que a situação é crítica.
Aliás, por falar em roubo de carros, na segunda e na terça-feira desta semana foram roubados 84. A média destes dois dias (42), superou com folga a média de até então, que já era alta: 25 ocorrências por dia. Afora isso, os assaltos em ônibus, arrastões no Centro, entre outros crimes recorrentes, têm deixado as pessoas amedrontadas, e algumas vítimas em pânico.
Diante desses e de tantos outros fatos, pergunto: ainda existe algum lugar seguro?