Estelionatários
Africanos são presos por "golpe da nota preta" em Rio Grande
Empresário do setor imobiliário denunciou tentativa de estelionato
Dois africanos foram presos em flagrante pela Polícia Civil no início da noite de quarta-feira (8) por tentativa de estelionato em Rio Grande. Os dois homens procuraram um empresário do setor imobiliário para aplicar o chamado "golpe da nota preta". As vítimas são levadas a acreditar que pedaços de cartolina preta, em tamanhos de cédula, são notas de dinheiro tingidas.
Os africanos são naturais da Nigéria e da Guiné e estavam há uma semana em Rio Grande. A dupla procurou o empresário interessada em comprar dez imóveis no valor de R$ 260 mil cada. Porém, precisariam transformar o dinheiro tingido que possuíam em cédulas normais, através da reação com um produto químico e notas limpas do empresário – que desconfiou do golpe e comunicou a polícia.
A prisão foi feita por policiais da Delegacia Regional e da Delegacia Especializada de Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec). Os africanos chegaram ao local combinado, no centro, com uma bolsa cheia de pacotes com cartolina preta, um líquido e outros objetos.
A Polícia Federal informou à Polícia Civil que ambos estão em situação regular no Brasil. Eles foram detidos e encaminhados à Penitenciária Estadual de Rio Grande (Perg).
* Rádio Gaúcha