Combate ao crime
Com 380 policiais, Brigada Militar faz operação em áreas conflagradas de Porto Alegre
Com apoio de helicóptero, PMs buscam foragidos, armas e drogas no sul e leste da Capital
A Brigada Militar (BM) realiza desde às 7h desta terça-feira (20) uma grande operação em áreas conflagradas pelo crime nas Zonas Sul e Leste de Porto Alegre. São cerca de 380 PMs, com apoio de um helicóptero, em busca de foragidos, armas e drogas na Vila Cruzeiro, Morro Santa Tereza e Lomba do Pinheiro.
Segundo o tenente coronel Tadeu Pita, são 326 policiais operacionais e 55 da área de inteligência. Eles estão divididos em patrulhas a pé e de moto, além de realizarem fiscalizações em barreiras em pontos estratégicos. Nas vias principais e em locais utilizados por integrantes de facções, os brigadianos fecharam todos os acessos e todas as pessoas são vistoriadas.
— O grande objetivo é combater o tráfico e, com isso, tentar reduzir vários índices de criminalidade — diz Pita.
Um balanço será divulgado no final da Operação, que não tem horário para terminar. No Morro Santa Tereza, em apenas uma patrulha próximo ao Belvedere, dois homens haviam sido presos até 8h30. As ações fazem parte da Operação Avante. Participam PMs do Grupo de Ações Táticas e Especiais (Gate), Batalhão de Operações Especiais (BOE) e Grupamento Aéreo, além do 1º BPM, 9º BPM, 19º BPM e 21º BPM.