Astúcia do crime
Como se proteger do chapolin, dispositivo que bloqueia sinal de alarme de veículos
Na Capital, há suspeita de uso do equipamento em pelo menos oito casos de furtos
Usado por ladrões nos furtos em automóveis, o chapolin é um equipamento semelhante a um controle remoto, que embaralha os sinais eletromagnéticos do alarme e impede que o veículo seja trancado. Alguns modelos conseguem, inclusive, copiar o código de segurança da chave. Quando o proprietário se afasta, os ladrões entram rapidamente no carro e levam o que estiver dentro dele. Rádio, estepe, GPS, mochila, tablet, notebook e celular estão entre os itens mais cobiçados pelos bandidos.
Em Porto Alegre, neste ano, segundo a Polícia Civil, foram registrados oito casos onde há suspeita de que foi usado o chapolin. Em geral, os ladrões utilizam o aparelho para furtar os objetos dentro do veículo.
Confira, a seguir, dicas de segurança do delegado Adriano Nonnenmacher, da Delegacia de Roubos de Veículos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic):
Como se proteger
- Criminosos costumam escolher veículos onde podem furtar algum item de valor. Portanto, não deixe mochilas ou objetos como eletrônicos dentro do carro. Também evite deixar esses itens no veículo, ainda que seja no porta-malas.
- Fique atento se o alarme realmente emitiu som. Quando o chapolin é utilizado, as portas não irão travar e não emitirá som.
- Espere alguns segundos e tente abrir as portas do carro para se certificar de que está trancado.
- Trancas eletrônicas modernas, que geram códigos distintos a cada vez que são acionadas, podem evitar a clonagem feita pelo dispositivo.