Sistema prisional
Após superlotação, reduz pela metade presos nas delegacias que estavam em situação mais crítica
Apesar da diminuição, ainda há 98 pessoas nesses espaços
A situação de superlotação de presos em carceragens apresentou redução em cinco delegacias neste domingo (24) em comparação com sábado (23). Por outro lado, três DPs tiveram aumento no número de presos (veja abaixo). Ainda há 98 pessoas nas carceragens de Porto Alegre e Região Metropolitana.
Considerada uma das mais críticas no sábado, a 2ª Delegacia de Pronto Atendimento (DPPA), localizada no Palácio da Polícia, em Porto Alegre, conseguiu baixar o número pela metade. De 31 para 15 detidos, de acordo com a diretora do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), Adriana Regina da Costa.
Na delegacia de plantão de São Leopoldo, no Vale do Sinos, a redução foi de 60% na comparação entre os dois dias: passou de 28 para 11 presos na carceragem. Conforme a diretora do DPM, a saída dos detidos de delegacias ocorreu com a abertura de vagas em presídios.
Por outro lado, três delegacias registraram aumento no número de presos. Em Canoas, são dois presos a mais, em Novo Hamburgo aumentou em três a quantidade de detidos e em Viamão passou de cinco para seis.
A situação de Canoas é reflexo de uma operação, somadas com as prisões realizadas ao longo do final de semana.
GaúchaZH entrou em contato com a assessoria da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), mas até o fechamento desta reportagem não obteve retorno.
Em queda
DPPA Alvorada
Sábado: seis detidos
Domingo: cinco
DPPA Gravataí
Sábado: 11 detidos
Domingo: nove
2ª DPPA (Porto Alegre)
Sábado: 31 detidos
Domingo: 15
3ª DPPA (Porto Alegre)
Sábado: 10 detidos
Domingo: oito
DPPA São Leopoldo
Sábado: 28 presos
Domingo: 11
Em alta
DPPA Canoas
Sábado: 23 detidos
Domingo: 25
DPPA Novo Hamburgo
Sábado: 16
Domingo: 19
DPPA Viamão
Sábado: cinco
Domingo: seis