Insegurança
Escolas e postos de saúde da Restinga devem voltar a atender nesta terça-feira
Pelo menos oito instituições de ensino e uma unidade básica permaneceram de portas fechadas nesta segunda-feira
Em reunião entre a Brigada Militar e representantes das escolas ficou acordado que as instituições de ensino do bairro Restinga devem abrir as portas nesta terça-feira (2). Por receio de que novos tiroteios pudessem acontecer, pelo menos oito escolas, sendo seis delas de educação infantil, não realizaram atendimento nesta segunda-feira (1º).
As escolas estaduais José do Patrocínio, na Rua Belize, e Ildo Meneghetti, na Rua Eugênio Rodrigues, permaneceram fechadas. Mesmo nas escolas que abriram, o número de alunos não foi regular. Na Escola Vereador Carlos Pessoa de Brum, somente cerca de metade dos 500 estudantes compareceram pela manhã. Pelo menos seis creches também não funcionaram.
— É muito difícil ficar sem o atendimento. Tive de deixar minha filha em casa, com a minha mãe, ou não poderia ir trabalhar. Ela faltou no serviço — relatou uma moradora, de 26 anos, que preferiu não ser identificada por receio de represálias.
— Nos garantiram que amanhã estará tudo normal — contou a funcionária de uma escola infantil.
Uma orientação repassada aos professores, após a reunião com a BM, prevê que o atendimento deve acontecer nos três turnos na terça-feira.
Além das instituições de ensino, a Unidade Básica de Saúde (UBS) permaneceu com as portas fechadas. Em um primeiro momento, a Secretaria Municipal de Saúde havia definido que o posto continuaria sem atendimento na terça-feira, por receio de novos tiroteios. No entanto, por volta das 18h, mudou de posicionamento e informou que devem abrir normalmente.
Os postos Núcleo Esperança, Macedônia, Estratégia de Saúde da Família Quinta Unidade, Clínica da Família José Mauro Ceratti Lopes e Farmácia Distrital fecharam mais cedo, às 16h30min. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, será avaliado se o atendimento será retomado nesta terça.
O comandante do 21º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Alex Severo, garantiu que o policiamento permanecerá reforçado no bairro, especialmente nos horários de entrada e saída das escolas.
— A situação está sob controle, normalizada. Por isso, acertamos com as escolas que elas podem voltar a abrir — afirmou.
A previsão de reabertura das escolas estaduais foi confirmada pela Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul.
No fim da tarde desta segunda, a Secretaria Municipal de Saúde enviou uma nota:
"A Guarda Municipal informa que vai manter o patrulhamento ostensivo na região durante a noite. Os postos de saúde também possuem o sistema de monitoramento por alarme, que é controlado direto do Centro Integrado de Comando de Porto Alegre pela Central de Operações da Guarda Municipal. Com isso, a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Saúde confirmam que escolas e unidades de saúde irão manter funcionamento normal nesta terça-feira. A situação segue sendo monitorada em todos os serviços."