Soledade
Suspeitos por desaparecimento de jovem de 18 anos são presos por descumprimento de ordem judicial
Ministério Público solicitou prisão preventiva porque investigados foram vistos juntos, o que configura risco de interferência na produção de provas
Após pedido do promotor de Soledade Bill Jerônimo Scherer, dois suspeitos de participação no desaparecimento de Paula Chaiane Perin Portes, 18 anos, foram presos preventivamente nesta segunda-feira (13) por descumprimento de ordem judicial. A dupla, junto com um terceiro suspeito, já havia sido presa temporariamente em junho mas foi posta em liberdade pelo judiciário em 2 de julho.
De acordo com a polícia, eles estavam na casa em que a jovem desapareceu no norte do Estado. Segundo o promotor, a prisão foi solicitada porque os investigados "descumpriram, flagrantemente, a decisão judicial que proibiu que eles mantivessem entre si qualquer tipo de contato".
Neste domingo (12), foram vistos juntos na casa de um deles, o que configura risco de interferência na produção das provas. "É evidente que os investigados possuem total descaso para com o sistema de Justiça, porquanto demonstram, modo constrangedor, que não dão a menor importância às decisões judiciais que lhes impõe restrições", escreveu o promotor no pedido, salientando a necessidade de prisão para evitar maior prejuízo à produção de provas e, sobretudo, às chances de localização da jovem. A prisão foi solicitada ainda no domingo.
Paula desapareceu na madrugada do dia 11 de junho após ir a uma casa onde encontraria Micael Willian Rossi Ortiz, 22 anos. Antes disso, ela estava em um jantar com amigos jogando cartas. O delegado que investiga o caso, Marcio Marodin, considera que o jovem é a peça-chave para localizar Paula. Ortiz está foragido desde 16 de junho. Os investigadores já fizeram buscas por ele em Caxias do Sul, Marau, Victor Graeff, Pouso Novo e Soledade. Na avaliação do delegado, a maior dificuldade da investigação é chegar ao paradeiro de Paula e do foragido:
— Recebemos várias informações sobre o paradeiro dele. Todas checadas, mas não foi localizado — diz o delegado.
Paula teria chegado no imóvel para o encontro com Ortiz às 23h40min do dia 10 e saído, carregada, à 1h30min do dia 11. Câmeras indicam que duas pessoas estavam na casa quando Paula chegou: o dono do imóvel e Ortiz, com quem a jovem havia combinado de se encontrar. Depois, segundo o delegado, mais três homens chegam na residência e ficam apenas 40 minutos. A polícia considera que no imóvel estavam cinco homens, além de Paula. Quatro deles teriam saído com a jovem carregada.
Denuncie
Denúncias devem ser feitas ao telefone 197, da Polícia Civil, ou ao número (54) 3381-9250.