Onde o crime não tem vez
RS tem 21 cidades sem assassinatos há duas décadas; saiba quais são
GZH conferiu a rotina de três das 21 cidades gaúchas que não registram mortes por crimes violentos
No Rio Grande do Sul, 44,6 mil gaúchos vivem em cidades em que há pelo menos 20 anos ninguém é assassinado. Cruzando dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP) desde 2002 – ano em que os indicadores passaram a ser sistematizados –, GZH chegou a 21 municípios que não registram mortes violentas há duas décadas. Ao comparar números de homicídios, latrocínios (roubos com morte) e feminicídios, essas cidades aparecem como locais apartados de crimes contra a vida, que só em 2020 fizeram 1.987 vítimas no Estado.
São locais onde a baixa criminalidade interfere na atmosfera na cidade, no comportamento dos moradores e em condutas pouco prováveis para quem vive na Região Metropolitana. Desde uma padaria que, antes de fechar as portas, deixa cucas do lado de fora para os clientes buscá-las mais tarde, até moradores que precisam forçar a memória para recordar da última vez que souberam de um crime.
Com média de 2,1 mil habitantes, esses municípios estão concentrados no Vale do Taquari, no Norte, no Noroeste e na Serra. GZH conheceu três dessas cidades e conta detalhes do estilo de vida dos seus moradores.