Policiamento
Brigada Militar oficializa passagem de comando-geral e recebe 70 novas viaturas
O governador Eduardo Leite e o vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, conduziram a solenidade
Nesta sexta-feira (18), a Brigada Militar realizou a cerimônia de oficialização da passagem do comando-geral da corporação. O atual comandante-geral, coronel Vanius Cesar Santarosa transmitiu o cargo para o coronel Cláudio dos Santos Feoli. A solenidade ocorreu às 10h, no estádio General Cipriano, no complexo da Academia de Polícia Militar, em Porto Alegre.
O governador Eduardo Leite e o vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior participaram da cerimônia. O chefe do Executivo agradeceu pela dedicação do coronel Santarosa no comando da instituição.
— Minha gratidão ao coronel Vanius Santarosa por ter desempenhado a função como comandante da Brigada Militar com total desvelo e dedicação, entregando resultados muito concretos para a segurança pública do nosso Estado. Agradeço não apenas pelo que foi feito como comando, mas por uma vida inteira dedicada à segurança pública — disse o governador, que também desejou sucesso ao novo comandante.
— Temos muita confiança no coronel Feoli, um profissional com longa trajetória de demonstrada competência na Brigada Militar. Isso nos dá muita confiança do que vem pela frente. O desafio não é outro senão o de manter o Estado neste caminho de redução de indicadores de criminalidade, o que atestado pelos números e percebido pela população — concluiu.
O vice-governador Ranolfo também aproveitou o momento para falar sobre os avanços que o Estado vive na área da segurança.
— O nosso governo priorizou a Segurança Pública desde o início e isso se reflete na redução dos indicadores de criminalidade. Fechamos 2021 com a redução de 2.056 vítimas de homicídio. Em 2018 tivemos 16 mil roubos de veículos e fechamos 2021 com menos de 5 mil. São dados que falam por si só. E aqui, na casa da Brigada Militar, quero agradecer aos brigadianos e brigadianas que ajudaram a alcançar esses resultados, pela proteção que dão à sociedade gaúcha diuturnamente — afirmou Ranolfo.
Apesar do evento desta sexta-feira, a troca do comando-geral foi anunciada no Salão Nobre do Quartel do Comando-Geral, no dia 7 de fevereiro. O ato reservado foi realizado perante uma representação de Oficiais e praças que atuam no Comando-Geral para marcar a despedida do Coronel Vanius Cesar Santarosa, que foi para a reserva.
O novo comandante-geral da BM, coronel Feoli nasceu em Porto Alegre e ingressou na corporação em fevereiro de 1991. É graduado em Ciências Jurídicas e Sociais e pós-graduado em Segurança Pública e Estado Democrático de Direito e em Políticas e Gestão de Segurança Pública. Atuou como oficial superior no antigo Batalhão de Operações Especiais, no gabinete do comando-geral, na Casa Militar e como comandante do 1º Batalhão de Polícia de Choque.
— É uma grande honra assumir o comando e os desafios são inúmeros. O que mais nos instiga é continuar reduzindo os índices de criminalidade integrados com outros órgãos de segurança. Para isso temos entregas muito importantes de equipamentos e viaturas que estão sendo feitas, o que torna o desafio facilitado e nos ajuda a promover mais segurança — afirmou o coronel Feoli.
Ao final da cerimônia, ainda foram entregues 70 viaturas semiblindadas zero-quilômetro para a corporação. São 51 caminhonetes Hilux e 19 SW4. O investimento é de R$ 18,7 milhões, sendo R$ 18,2 milhões de recursos do Estado por meio do programa Avançar e o restante do Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública.
A nova frota vai beneficiar batalhões nos municípios Caxias do Sul, Eldorado do Sul, Guaíba, Lajeado, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Sapucaia do Sul e Uruguaiana.