Engaiolados ilegalmente
Polícia apreende 31 aves silvestres em casa na zona sul de Porto Alegre
Um dos animais encontrados no local está ameaçado de extinção; proprietário já responde por crimes contra o meio ambiente
A Delegacia do Meio Ambiente (Dema) da Polícia Civil apreendeu 31 aves silvestres em uma casa no bairro Camaquã, na zona sul de Porto Alegre, na manhã desta terça-feira (2). Itens utilizados para a captura irregular de pássaros também foram encontrados na residência.
De acordo com a polícia, o local já havia sido alvo de ordem judicial em setembro de 2020, também por crimes contra a fauna, e era investigado pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic). Na época, mais de 60 aves mantidas de forma irregular foram apreendidas. O dono da casa já responde ao Ministério Público por crimes contra o meio ambiente, de acordo com a Lei 9.605/98, que não impõe prisão em flagrante.
A ação, que faz parte da Operação Ambiente Sustentável, contou com apoio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema). Segundo técnicos da pasta, uma das aves apreendidas — conhecida como Bicudo e encontrada no Estado do Amazonas e no sudeste do Brasil — está ameaçada de extinção.
Agora, a polícia investiga a origem dos animais.