Polícia



Litoral Norte

Adolescente suspeito de planejar ataque em escola de Maquiné será encaminhado à Fase

Decisão da Justiça determinou também a prisão preventiva dos pais 

13/04/2023 - 10h01min

Atualizada em: 13/04/2023 - 10h02min


Guilherme Milman
Guilherme Milman
Enviar E-mail
Polícia Civil / Divulgação
Artefatos neonazistas foram encontrados na casa do adolescente durante operação

O adolescente investigado por planejar ataque em uma escola de Maquiné, no Litoral Norte, será encaminhado para a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase). A decisão foi tomada pela juíza Conceição Aparecida Canho Sampaio, plantonista do  Juizado Regional da Infância e Juventude de Osório, após uma audiência realizada na tarde desta quarta-feira (12). Ele ficará internado de forma provisória, enquanto a investigação do caso segue em curso. A medida atende pedido do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS). 

O suspeito foi apreendido durante uma operação da Polícia Civil e da Brigada Militar na última terça-feira (11). Segundo a apuração, ele planejava um ataque na cidade, que poderia acontecer até sexta-feira (14). 

Durante a ação, foram apreendidos vários materiais relacionados ao neonazismo, como bandeiras, imagens de Adolf Hitler e Benito Mussolini, além de simulacro de arma de fogo, facas, canivetes, fardas camufladas e capacetes. Com as provas obtidas, o adolescente deve responder por ato análogo a terrorismo, apologia ao nazismo e organização criminosa.

Durante a audiência, também foi definido que os pais do adolescente ficarão presos de forma preventiva. Eles haviam sido detidos em flagrante durante a operação. O pai foi levado para a Penitenciária de Osório, enquanto a mãe foi transferida para o Presídio Feminino de Torres. Os dois devem responder por apologia e organização criminosa.

A Polícia Civil deverá decidir quais órgãos serão encarregados de apurar os dois inquéritos. Em âmbito judicial, o fato será apurado pela Vara Criminal do Foro de Osório. 


Adolescente admitiu ser dono dos materiais

As buscas na casa do adolescente foram feitas pela equipe do diretor do Grupamento de Operações Especiais da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), delegado Marco Antônio de Souza. 

Segundo ele, inicialmente, o adolescente admitiu que todos os objetos eram dele e confirmou a elaboração do plano, mas relatou que não tinha data específica. Souza acredita que o alvo seria a escola onde ele estuda, em Maquiné, e que aconteceria durante a manhã desta quarta-feira. 

As polícias gaúchas souberam do plano após a apreensão de um adolescente no Paraná na terça-feira (11), que também é suspeito de planejar ataques. Por meio da análise do celular dele, foi descoberta a ligação com o adolescente do RS. Os dois estavam combinando ações em escolas nos dois Estados. 

Aulas são retomadas quinta-feira

Após ficarem suspensas ao longo do dia nesta quarta-feira, as aulas na rede municipal de Maquiné serão retomadas na quinta-feira (12). A decisão foi tomada pela prefeitura após reunião com a comunidade.

Com isso, o município irá iniciar tratativas para reforçar a segurança nas instituições. Segundo o prefeito João Carlos Bassani, será feito contato com a única empresa do ramo na cidade para que a medida seja colocada em prática nos próximos dias. 

 — Atualmente, nenhuma escola tem segurança no nosso município. Não contamos com isso no orçamento pois não imaginávamos que poderíamos ter o risco de algo desse tipo acontecer — afirmou Bassani.

A prefeitura deve buscar ainda um convênio com o governo do Estado para garantir o reforço nas quatro escolas da rede estadual. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias