Zona Norte
Guarda Municipal apreende meia tonelada de fios furtados e prende três pessoas no bairro Humaitá
Foi a maior apreensão do ano realizada pelo órgão; um dos detidos é proprietário de ferro-velho na Capital
A Guarda Municipal recuperou cerca de meia tonelada de fios furtados na noite de terça-feira (18), no bairro Humaitá, em Porto Alegre. Foi a maior apreensão do ano realizada pelo órgão da prefeitura.
Três homens, de 24, 25 e 32 anos, foram presos enquanto descarregavam um caminhão que estava cheio de fios de empresas de telefonia. Eles responderão por receptação qualificada, podendo cumprir pena de três a oito anos de prisão. Um dos detidos, que não teve o nome divulgado, é proprietário de um ferro-velho do bairro Anchieta.
Os agentes chegaram ao local após denúncia de que havia fumaça na região da nova Ponte do Guaíba. Segundo a Secretaria Municipal de Segurança, a área servia para "desova" dos materiais, que eram queimados e comercializados posteriormente.
Junto com os fios, a Guarda Municipal ainda encontrou dois gabinetes de metal, que são utilizados para organizar o cabeamento nas empresas de telefonia. A ação fez parte das operações Ferros-Velhos e Sinal Vermelho.
A prefeitura diz que está se empenhando ao máximo para dar uma resposta aos crimes de furto, queima e receptação de materiais em Porto Alegre. A investigação é feita com base em informações obtidas pela inteligência, o uso da tecnologia e a integração das forças de segurança.
A população pode auxiliar no trabalho realizando denúncias, que devem ser encaminhadas à Guarda Municipal pelo número 153 ou pelo aplicativo 156+POA, na opção Segurança. A central telefônica funciona 24 horas e recebe ligações anônimas.