Porto Alegre
Após duplo homicídio na Orla, presença mais ostensiva da polícia é relatada por frequentadores
Além da Brigada Militar, Guarda Municipal também ajuda nas rondas do local
Duas semanas após dois homens serem mortos a tiros no trecho 3 da orla do Guaíba, em Porto Alegre, a segurança segue reforçada no local. Neste domingo (25), rondas eram realizadas pela Brigada Militar e também pela Guarda Municipal. Além disso, a prefeitura emitiu um decreto em que proíbe o consumo de bebida alcoólica durante a noite e a madrugada nos trechos 1, 2 e 3 da Orla. Tudo na tentativa de evitar novos crimes e também garantir segurança aos frequentadores.
Neste domingo, além das rondas realizadas de carro, motos e a pé, o ônibus da BM também estava estacionado. O veículo costuma ficar bem em frente às pistas de skate.
— Não venho sempre, mas quando estou aqui percebo a presença da polícia. Isso dá uma sensação de segurança, além das câmeras e a boa iluminação. Isso acaba atraindo as pessoas a virem para cá — relata a advogada Kauane Sivinski, de 25 anos.
Já quem frequenta a pista de skate todos os dias percebe que a segurança está mais ostensiva desde o ataque a tiros. Os skatistas dizem ainda que o ato violento não tirou a vontade de frequentar o trecho e praticar o esporte. Enquanto preparavam seus skates e aguardavam o acúmulo de água ser retirado pelos funcionários responsáveis pela limpeza da pista, os eles contaram que a presença da BM e da Guarda está maior.
— Viemos para cá todos os dias e depois do que aconteceu, o policiamento está maior sim. Eles ficam circulando mais por aqui, percebemos essa diferença — aponta o barbeiro André Luiz Oliveira, de 43 anos.
— Vejo mais a ronda da polícia aqui no entorno da pista. Aumentou bastante e isso é importante para nós que estamos aqui todos os dias —conta o empresário Arthur Jobim, de 28 anos.
Logo após os homicídios, os comandos de Segurança anunciaram que fariam um trabalho articulado, visando um maior efetivo e patrulha 24 horas na orla do Guaíba. O objetivo é evitar que atos de violência voltem a ocorrer e também proporcionar um local seguro para moradores e turistas.
Participação de um terceiro envolvido ainda é investigada
Em uma ação conjunta do 6ºDepartamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Brigada Militar e Guarda Municipal, dois homens foram presos em flagrante dentro de uma residência na Vila Cruzeiro, na zona sul da Capital. Após 15 horas do duplo homicídio, Gabriel Oliveira de Souza, 20, e Kauan Silva de Quadros, 18, foram presos e confessaram o crime.
— O caso foi solucionado e esclarecido. Os principais envolvidos foram presos em flagrante pela Polícia Civil em conjunto com a BM. A investigação sobre o possível envolvimento de uma outra pessoa está transcorrendo e ainda será confirmado — afirma Mário de Souza, diretor do Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa.
Prefeitura estipula regras de consumo de bebidas e distúrbios sonoros na orla
Em vigor desde a madrugada de sábado (24), o decreto da prefeitura de Porto Alegre proíbe a venda e o consumo de bebidas alcoólicas da 0h às 8h nos trechos 1, 2 e 3 da orla do Guaíba e também no Parque Marinha do Brasil. A medida veda ainda distúrbios sonoros causados por qualquer tipo de equipamento de som, das 22h às 8h.
A decisão do Executivo municipal foi tomada após a ocorrência do duplo homicídio.
— A tomada de decisão veio após aquele triste episódio. Tão logo aconteceu, chamamos reunião. Ouvimos a Brigada, a Guarda e os serviços da cidade. No final da reunião de uma hora e meia, decidimos que teríamos que baixar este decreto —argumenta o prefeito Sebastião Melo.