Confronto
Cinco pessoas morrem em tiroteio durante ação policial na zona sul de Porto Alegre
Um homem está sendo procurado pela Brigada Militar, que faz buscas na região com auxílio de helicóptero
Uma ação da Brigada Militar na Alameda Sorriso, próximo à Rua Octávio de Souza, no bairro Nonoai, em Porto Alegre, deixou cinco pessoas mortas na tarde desta quarta-feira (19).
De acordo com o subcomandante-geral da BM, coronel Douglas da Rosa Soares, a corporação recebeu informações a respeito de um conflito iminente entre grupos criminosos rivais no bairro Nonoai. Segundo a BM, viaturas foram ao local para evitar o confronto.
Uma equipe deparou com um grupo de suspeitos, que teria reagido, dando início a um tiroteio. Três foram baleados, levados ao Hospital de Pronto Socorro (HPS) e não resistiram.
Depois, outra equipe da Brigada Militar teria entrado em confronto com um outro grupo, já no Beco da Pedreira, no bairro Cristal. Duas pessoas foram presas, e outras duas baleadas, que também morreram no hospital.
Dos cinco mortos, três são adolescentes, com idades entre 15 e 16 anos.
— O nosso trabalho é sempre abordar quem nos parece suspeito. Ainda mais em uma situação como aquela, em que recebemos informação de que um grupo rival ao que domina a área estaria invadindo o local — afirma o coronel.
O homem que fugiu segue sendo procurado pela polícia. A Brigada Militar realiza cerco na região dos bairros Nonoai, Teresópolis e Cristal, com auxílio de helicóptero, do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e do Batalhão de Choque.
Durante a ação, 12 armas foram apreendidas, sendo duas submetralhadoras, dois revólveres e oito pistolas. Além disso, foram recolhidos uniformes semelhantes aos utilizados pela polícia. A suspeita é de que o fardamento poderia ser utilizado por criminosos em ataques a rivais.
O delegado plantonista, Leandro Bodoia, confirmou que cinco homens morreram após os confrontos com a BM, depois de darem entrada no HPS.