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Vale do Sinos

Polícia Civil investiga denúncia de racismo contra entregador em Campo Bom

Ao fazer um pedido, suposta cliente mencionou não querer que pessoas negras tocassem em sua comida

16/11/2023 - 09h43min

Atualizada em: 16/11/2023 - 09h50min


Luiz Dibe
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Sindimoto-RS / Divulgação

A Polícia Civil de Campo Bom, no Vale do Sinos, apura caso que poderá se configurar como injúria racial promovida contra o entregador de uma pastelaria estabelecida no município. O caso aconteceu na noite da terça-feira (14), em pedido de lanche realizado supostamente por uma mulher pela plataforma digital iFood.

Na mensagem registrada na nota da solicitação, a pessoa que pede o lanche diz que em seu último atendimento "veio um motoboy negro" e solicita que "mande um branco": "não gosto de pessoas assim encostando na minha comida", completa a mensagem.

Sindimoto-RS / Divulgação
Manifestação racista consta em pedido feito pelo iFood.

— Trata-se de um caso grave, de ofensa discriminatória de cunho racial. Estamos apurando a procedência da manifestação registrada no pedido da entrega de alimento. Não descartamos outras hipóteses, mas temos como linha principal evidências de uma injúria racial — explica o delegado Rodrigo Câmara, titular da Delegacia de Campo Bom.

Conforme o delegado, investigações preliminares dão conta de que o endereço fornecido à plataforma está parcialmente incorreto, o que pode indicar a criação de um perfil falso sob intenção de promover a ofensa e descaracterizaria a relação comercial como pano de fundo.

— O condomínio apontado no endereço fornecido à plataforma existe, mas o apartamento indicado não corresponde aos numerais localizados no imóvel. A plataforma (iFood) foi oficiada para fornecer informações sobre a origem do pedido. Outras diligências estão em andamento para a identificação da autoria — descreve Câmara.

O lanche não chegou a ser entregue. Em resposta à manifestação racista, a proprietária da pastelaria e esposa do entregador pediu que a pessoa não busque a pastelaria novamente e repudiou a postura da suposta cliente.

— Mesmo que esse perfil seja falso no iFood, com endereço e nome falso, tem alguém por trás disso e está sendo feito de tudo para descobrir quem é — disse a esposa da vítima, Daniela Rodrigues, 34 anos. 

Conforme o assessor jurídico do Sindicato dos Motociclistas Profissionais do Rio Grande do Sul (Sindimoto-RS), entidade de classe que congrega motoboys e ciclistas entregadores, fatos como este têm se tornado mais recorrentes.

— Foram 46 casos este ano, envolvendo agressões verbais, físicas e raciais. O sindicato presta suporte jurídico e orientações para o registro das denúncias junto às autoridades competentes — aponta o advogado Felipe Carmona.

O que diz o iFood

O iFood repudia veementemente qualquer atitude racista, seja ela física ou verbal. Assim que tomamos conhecimento do caso ocorrido na cidade Campo Bom, identificamos que o cliente em questão criou uma conta no nosso app na data de 14/11/2023, realizando esse único pedido. Além disso, buscamos contato com os donos do restaurante para prestar o apoio necessário. Já estamos tomando as providências para o bloqueio do cliente e seguimos à disposição das autoridades para quaisquer informações necessárias. É importante ressaltar que esse tipo de comportamento fere totalmente os termos de uso da plataforma e que não toleramos nenhum tipo de descriminação. 

Toda vez que um entregador ou restaurante parceiro identifica um pedido com dados errados ou comportamentos discriminatórios, a orientação é informar diretamente a plataforma sobre o ocorrido, para que possamos tomar as providências imediatamente.

Nesses casos, de violências física e verbais, os entregadores parceiros do iFood contam com o suporte da Central de Apoio Jurídico e Psicológico, serviço em parceria com a organização global de advogadas negras, Black Sisters In Law, que disponibiliza uma advogada para acompanhar o caso de maneira personalizada e humanizada. Para ter acesso, os profissionais precisam acessar a área de Alerta de Casos Graves, dentro do app iFood para Entregadores, e realizar a denúncia com todas as informações do caso.


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