Polícia



Na Véspera de Natal

VÍDEO: homem vestido de Papai Noel é flagrado de moto em local onde ocorria racha em São Leopoldo

Mais de 40 motoristas foram autuados em diferentes pontos da cidade, segundo a Guarda Civil Municipal; prefeito Ary Vanazzi informou que convocará reunião com as forças de segurança 

26/12/2023 - 09h53min


Jean Peixoto
Jean Peixoto
Enviar E-mail
Guarda Civil Municipal / Divulgação

A Guarda Civil Municipal (GCM) e a Brigada Militar (BM) autuaram mais de 40 motoristas por participarem de rachas na véspera de Natal, em São Leopoldo, no Vale do Sinos. Imagens de câmeras de videomonitoramento registraram as ações em diferentes pontos da cidade. Em um dos locais, um homem vestido de Papai Noel aparece fazendo manobras com uma moto.

O comandante da GCM, José Carlos Pedrozo, explica que as ações de combate aos rachas na cidade são recorrentes. Ele relata que foi montada uma força-tarefa devido às dezenas de denúncias recebidas na noite de domingo (24).

— Esse pessoal se organizou muito rapidamente em grupos de WhatsApp, mas ontem ocorreu de uma forma muito maior. Foram pequenos focos que ocorreram por toda a cidade. Ao longo do ano conseguimos encerrar alguns pontos onde esses encontros aconteciam. Temos que estar sempre com a nossa Inteligência atenta. — explica.

Segundo Pedrozo, diversos veículos foram identificados pelo sistema de videomonitoramento da cidade. As ações se concentraram em quatro localidades: na Avenida Albino Timm, no bairro Feitoria, na Avenida Dom João Becker, no Centro, na Avenida das Américas, entre os bairros Santa Tereza e Duque de Caxias e no cruzamento das avenidas João Corrêa com Thomas Edson, no bairro Vicentina

Conforme a GCM, entre as infrações registradas, havia motociclistas sem capacete, carros com licenciamento vencido e veículos sem placa. Segundo os agentes, cerca de mil pessoas bloqueavam a Avenida João Corrêa, uma das principais da cidade, onde um carro foi vandalizado. 

Os agentes relatam que, ao chegarem no local, foram recebidos com garrafadas e precisaram fazer o uso moderado da força para dissipar a aglomeração. Imagens que circulam pelas redes sociais registraram o momento em que jovens colocam um veículo de lado e pulam sobre o capô até que uma  das portas cai. Eles filmam o momento e parecem se divertir. Segundo a GCM, o carro estava abandonado e foi recolhido da via após a chegada das viaturas.

— A origem do problema que está ocorrendo é uma gurizada inconsequente. A maioria não tem nem passagem pela polícia, mas eles gostam de se juntar e fazer o dito ‘grau’ das motos e dos carros, fazendo ‘zerinho’, ‘borrachão’, moto empinando — explica o chefe da GCM.

 O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, publicou nas redes sociais que ficou "indignado" com a situação. Ele convocou uma reunião com as forças de segurança pública da cidade para organizar ações preventivas, para evitar que o mesmo se repita no feriado de Ano-Novo.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias