Vale dos Sinos
Foragido mantinha delegacia fake dentro de casa, em Novo Hamburgo
Suspeito foi preso em flagrante e a finalidade da falsa DP será investigada pela Polícia Civil. Não se descarta que o objetivo era aplicar golpes
A Polícia Civil localizou, na tarde desta segunda-feira (26), uma delegacia falsa na casa de um foragido, em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos. O suspeito foi preso em flagrante por tráfico de drogas, posse ilegal de munição de uso restrito e uso indevido de uniforme e alusão simbólica à polícia.
A descoberta foi feita durante buscas realizadas pela 1ª Delegacia de Polícia (1ª DP) de Novo Hamburgo a um foragido que estaria traficando drogas na cidade. O suspeito estava sendo monitorado e foi abordado ao sair de um prédio.
Dentro do apartamento, foram descobertos entorpecentes e materiais que simulavam os da Polícia Civil gaúcha.
De acordo com as autoridades policiais, um banner, camisetas e um distintivo formavam uma réplica de uma delegacia. Esse tipo de cenário costuma ser utilizado para aplicar golpes e extorsões em que estelionatários gravam vídeos se passando por policiais. No entanto, a finalidade dessa simulação ainda não foi confirmada e será investigada pela Polícia Civil.
Drogas e munições
Além disso, foram encontradas e apendidas 144 porções de crack, 189 porções de cocaína, 14 munições de fuzil calibre 556, 24 munições de calibre 38, uma touca ninja e R$ 1.247,00 em dinheiro. O suspeito foi encaminhado ao sistema penitenciário.
A 1ª DP de Novo Hamburgo diz que esta é a terceira delegacia fake descoberta por eles. Outra delas foi encontrada em maio de 2022, no bairro Canudos. Na ocasião a Polícia Civil identificou que uma organização criminosa utilizava estes materiais para aplicar golpes e extorsões. Três suspeitos foram presos nesta ação.
A polícia investiga agora se existe ligação entre os casos.
* Produção: Camila Mendes