Polícia



Escuridão

Patrulhamento na zona sul de Porto Alegre será reforçado após furto de fios de 38 postes de luz em uma semana

Prefeitura afirma que religação da iluminação pública afetada pode se estender até a semana que vem

28/08/2025 - 12h39min


Zero Hora
Enviar E-mail
divulgação/SMSUrb
Segundo a Secretaria Municipal de Segurança, o policiamento será intensificado dia e oite, por conta da escuridão nas ruas.

A Guarda Civil Metropolitana vai reforçar o patrulhamento na zona sul de Porto Alegre após furtos de cabos de energia em 38 postes de iluminação pública na última semana. Segundo a Secretaria Municipal de Segurança, a presença será intensificada de dia e de noite, por conta da escuridão nas ruas.

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) contabilizou as ocorrências desse tipo de crime em vistoria realizada na segunda-feira (25) e constatou furtos de fios em:

  • 16 postes na Avenida Cavalhada,
  • 4 postes na Avenida Eduardo Prado,
  • 18 postes na Avenida Adão Juvenal de Souza. 

A concessionária IPSul, responsável pela iluminação, está religando os equipamentos, em um trabalho que pode se estender até a próxima semana. Segundo o comandante da Guarda Civil, Marcelo do Nascimento Silva, após a retomada da luz nos postes, será avaliada a permanência do reforço da patrulha na região. 

Conforme a SMSUrb, cerca de 2 mil metros de fios foram levados em Porto Alegre até julho deste ano. Em 2024, o total furtado foi de 3,4 mil metros. O prejuízo desde 2021 já soma R$ 255 mil.

Reportagem do Grupo de Investigação  do Grupo RBS (GDI) publicada em julho deste ano mostrou que Porto Alegre teve 1.412 casos de furtos de fios e cabos no primeiro semestre deste ano. O número já supera o total de todo o ano de 2024, quando a Capital registrou 1.369 casos, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-RS). Se comparados os mesmos períodos, o aumento em 2025 foi de 110%, com 673 registros entre janeiro e junho do ano passado na Capital.

A lei federal 15.181, sancionada em julho, aumentou as penas para crimes desse tipo. Enquadramentos de furto e de receptação de cabos passaram a ter pena de dois a oito anos de prisão, o dobro do que era previsto para cada um. Em casos de roubo, que previa pena entre quatro e 10 anos, há agravante de até metade da pena, podendo chegar a 15 anos se envolver infraestrutura crítica. 

Para denunciar furto, roubo ou receptação de fios e cabos, a prefeitura orienta que se entre contato pelo telefone 156 (Central do Cidadão).

*Produção: Fernanda Axelrud


MAIS SOBRE

Últimas Notícias