Investigação
Guarda municipal é preso após matar homem a tiros durante folga em Gravataí
Servidor se apresentou à Polícia Civil e alegou ter agido por se sentir ameaçado; crime ocorreu na noite de quinta-feira, na RS-118

Um guarda municipal, de 48 anos, foi preso na noite de sexta-feira (24), em Gravataí, na Região Metropolitana, após confessar ter matado a tiros um homem na noite anterior. O ataque a tiros ocorreu na última quinta-feira (23) na RS-118, por volta das 20h, na altura da rótula com a Avenida Itacolomi.
O servidor da prefeitura de Gravataí se apresentou em uma delegacia um dia após o crime e confessou ser o autor dos disparos. Ele foi preso preventivamente e não teve o divulgado.
A vítima foi identificada como Leandro de Andrade, de 48 anos.
De acordo com a Polícia Civil, a vítima conduzia um Ford Fusion quando foi alvejada por disparos feitos pelo atirador, que estava em um Renault Sandero. Após os tiros, o guarda fugiu do local.
Em depoimento ao delegado Pedro Trajano, responsável pelo caso, ele afirmou ter agido por se sentir ameaçado. Disse ainda temer represálias ligadas à sua atuação na Guarda Municipal, versão que ainda não foi confirmada pelas autoridades.
O atirador estava de folga no momento do crime e utilizou a arma institucional, concedida aos guardas municipais.
A Secretaria Municipal de Assuntos de Segurança Pública de Gravataí confirmou que o homem atua como guarda municipal há 10 anos e destacou que ele não tem histórico de violência. O caso segue em investigação pela Polícia Civil para esclarecer as circunstâncias da ocorrência.
Em nota, a prefeitura de Gravataí informou que está prestando todas as informações e colaborações necessárias à Polícia Civil. Além disso, foi aberto um processo administrativo disciplinar para apurar o caso.
O sepultamento de Leandro de Andrade ocorreu na manhã deste sábado, no Cemitério Parque Jardim Celestial, em Gravataí.
*Produção: Gabriel Dias