Polícia



Região Metropolitana

Quatro delegacias estão sem luz há uma semana em Viamão; serviços foram realocados para outras unidades

Polícia Civil informou que está providenciando a contratação emergencial de uma empresa para fazer o reparo na rede elétrica

02/12/2025 - 11h28min


Júlia Ozorio
Júlia Ozorio
Enviar E-mail
Asdep/Divulgação
Recados deixados na porta do prédio avisam sobre registro de ocorrências.

Quatro delegacias de polícia estão sem energia elétrica há cerca de uma semana em Viamão, na Região Metropolitana, após um curto-circuito atingir um transformador da região. Desde então, os serviços foram transferidos para outras unidades (veja a lista abaixo).

Segundo o delegado regional Anderson Spier, o curto-circuito teria provocado uma sobrecarga na rede externa ao prédio da Central de Polícia de Viamão — onde funcionam as delegacias de Pronto Atendimento (DPPA), de Repressão a Ações Criminosas Organizadas (Draco), Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) e a 1ª Delegacia de Polícia (DP) da cidade.

A falha se estendeu da via pública para as repartições internas da polícia, derretendo parte da fiação das delegacias e queimando a subestação elétrica do edifício. O caso aconteceu na manhã de 25 de novembro.

— Foi um problema na rede externa, da CEEE, que acabou ocasionando esses danos na Central de Policia — resumiu o delegado. 

Relatos de policiais indicam que o problema, iniciado em um poste sob responsabilidade da CEEE Equatorial, foi resolvido parcialmente. A distribuidora teria substituído o transformador da rua, mas informado que não faria reparos dentro do prédio, o que seria de responsabilidade da Polícia Civil.

Sem a resolução do problema, os cerca de 50 servidores lotados no edifício afetado passaram a realizar atendimentos em outras unidades, de forma improvisada, conforme a Associação dos Delegados de Polícia do Rio Grande do Sul (Asdep).

Em nota, a polícia informou que está realizando a contratação emergencial de uma empresa especializada para fazer o reparo na rede elétrica da Central de Polícia de Viamão. Ainda não há prazo para a normalização dos serviços. 

Também por nota, a CEEE Equatorial afirmou que “conforme o regramento da Aneel, quando a falha ocorre na fiação interna do imóvel, a responsabilidade pelo reparo é do consumidor”.

Como ficaram os serviços das delegacias afetadas

  • 1ª Delegacia de Polícia de Viamão: está funcionando na 2ª DP da cidade (Avenida Senador Salgado Filho, 5.170, bairro São Lucas), das 8h30min às 12h e das 13h30min às 18h
  • Delegacia de Pronto Atendimento (DPPA): serviços foram realocados temporariamente para a DPPA de Alvorada (Rua Alegrete, 41, parada 58), que funciona 24h
  • Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam): serviços estão sendo ofertados na Deam de Alvorada (Rua Alberto Pasqualine, 404, bairro Sumaré), das 8h30min às 12h e das 13h30min às 18h
  • Delegacia de Repressão a Ações Criminosas Organizadas: está funcionando na 1° Delegacia de Polícia Regional Metropolitana (Avenida Jorge Amado, 761, 2º andar, bairro São Vicente, em Gravataí), das 8h30min às 12h e das 13h30min às 18h

O que diz a Polícia Civil

"A Polícia Civil informa que está providenciando a contratação emergencial de empresa terceirizada e especializada para realizar o reparo na rede elétrica do prédio da Central de Polícia de Viamão. Todas as medidas necessárias para a contratação estão sendo adotadas para que o serviço seja executado com a maior brevidade possível.

Durante este período, todos os servidores foram temporariamente realocados para outros órgãos policiais do município, garantindo a continuidade dos atendimentos, sem qualquer prejuízo ao público."

O que diz a CEEE Equatorial 

"A CEEE Equatorial esclarece que realizou atendimento à Central de Polícia de Viamão em 25 de novembro, normalizando o fornecimento na região. Entretanto, foi constatado defeito interno na delegacia, motivo pelo qual o prédio seguiu sem energia. Conforme o regramento da Aneel, quando a falha ocorre na fiação interna do imóvel, a responsabilidade pelo reparo é do consumidor. O cliente foi orientado a providenciar o conserto e informado de que, caso julgue necessário, poderá solicitar ressarcimento pelos danos.

A companhia reforça que, em situações de danos materiais, os clientes podem solicitar reembolso em nossas agências ou pelos canais oficiais:

Central de Atendimento 0800 721 2333;

WhatsApp/Clara (51) 3382 5500;  

Agência Virtual, no www.equatorialenergia.com.br;  

APP Equatorial Energia, disponível na loja de aplicativo Android e iOS"

Últimas Notícias