Polícia



Caso será investigado

Homem em surto é morto após ferir agentes de segurança com facão em Viamão, diz Brigada Militar

PMs foram chamados em apoio à Guarda Municipal, que auxiliava na transferência do paciente, de 46 anos, do CAPS para o hospital

27/01/2026 - 15h05min


Júlia Ozorio
Júlia Ozorio
Enviar E-mail
Arquivo Pessoal/Divulgação
Facão teria sido usado para agredir agentes de segurança.

Um homem em surto foi morto na tarde desta segunda-feira (26), em Viamão, na Região Metropolitana, após ferir agentes de segurança com um facão, segundo a Brigada Militar. O homem tinha 46 anos e era paciente do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). O nome não foi divulgado. 

Conforme a prefeitura, o caso aconteceu quando agentes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), com auxílio da Guarda Municipal de Viamão, tentavam transferir o homem do Caps para internação no Hospital de Viamão. Durante esse atendimento, ainda no Caps, de acordo com a prefeitura, ele "entrou em surto e agrediu os guardas com um facão, causando ferimentos nos agentes" e fugiu.

Diante do ocorrido, a Guarda Municipal acionou a Brigada Militar, que auxiliou na ocorrência. O homem foi localizado nas imediações da Rua Dona Catarina de Oliveira, no bairro Santa Isabel. Conforme a BM, ele não obedeceu a voz de abordagem e investiu com o facão contra os policiais militares, ferindo um deles na mão

"Diante do risco à vida dos militares e para cessar a agressão, a equipe da BM efetuou disparos de arma de fogo contra o homem, o que o levou a óbito", informou a corporação em nota. 

A prefeitura afirma que armamento menos letal foi usado para conter as agressões, o que não teve efeito. O paciente foi atingido pelos tiros e morreu no local. Os brigadianos e os guardas municipais receberam atendimento médico.

De acordo com a BM, um Inquérito Policial Militar será instaurado para apurar as circunstâncias do fato. Os policiais militares envolvidos na ocorrência utilizavam câmeras corporais, que auxiliarão na investigação. As armas empregadas foram apreendidas.

Em nota, a BM disse que "lamenta o desfecho trágico e se solidariza com os familiares da vítima". 

A prefeitura de Viamão também informou que "lamenta o desfecho da ocorrência, manifesta solidariedade aos familiares do homem que veio a óbito e presta apoio aos guardas municipais e ao policial militar feridos, desejando pronta recuperação".

Veja o que diz a Brigada Militar

"Na tarde desta segunda-feira (26), agentes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), com auxílio da Guarda Municipal de Viamão, tentavam transferir um homem de 46 anos do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) para internação no Hospital de Viamão. Em surto, o paciente investiu contra os guardas municipais, os feriu a golpes de facão e fugiu.

A Brigada Militar foi acionada e localizou o homem que mais uma vez resistiu e partiu para cima dos brigadianos com o facão em punho, ferindo um dos policiais. 

Diante do risco à vida dos militares e para cessar a agressão, a equipe da BM efetuou disparos de arma de fogo contra o homem, o que o levou a óbito. 

O policial militar e os guardas municipais feridos receberam atendimento médico do Samu e passam bem.

O local foi isolado por uma equipe da Brigada Militar. As armas empregadas foram apreendidas e será instaurado Inquérito Policial Militar para apurar as circunstâncias do fato. 

Ambos os policiais militares envolvidos na ocorrência utilizavam câmeras corporais, o que irá auxiliar na investigação do caso. 

A Brigada Militar lamenta o desfecho trágico e se solidariza com os familiares da vítima."

Leia a nota da prefeitura

A Prefeitura de Viamão, por meio da Secretaria de Segurança Pública, informa que, na tarde desta segunda-feira (26/01), prestava apoio ao SAMU em uma ocorrência para a condução de um paciente do CAPS ao Hospital de Viamão, um homem de 46 anos, para fins de internação.

Durante o atendimento, o paciente entrou em surto e agrediu guardas municipais com um facão, causando ferimentos nos agentes. Na sequência, ele saiu do CAPS. Diante da gravidade da situação, foi solicitado apoio à Brigada Militar, que deslocou uma guarnição ao local.

Nas proximidades do endereço informado, o indivíduo foi localizado e recebeu ordem de abordagem, que não foi acatada. O homem avançou contra a guarnição portando o facão e feriu um policial militar na mão. Mesmo com o uso de armamento menos letal, a agressão continuou, e houve emprego de arma de fogo para cessar a agressão.

O indivíduo foi atingido e morreu no local. A área foi isolada para os procedimentos legais. Os guardas municipais e o policial militar feridos foram atendidos pelo SAMU.

A Prefeitura de Viamão lamenta o desfecho da ocorrência, manifesta solidariedade aos familiares do homem que veio a óbito e presta apoio aos guardas municipais e ao policial militar feridos, desejando pronta recuperação.

Últimas Notícias