Polícia



Operação Consensuale

Polícia faz operação contra trio suspeito de extorquir cliente de garota de programa

Mandados de prisão preventiva foram cumpridos em Porto Alegre e Canoas na manhã desta terça-feira

27/01/2026 - 14h42min


Leticia Mendes
Leticia Mendes
Enviar E-mail

A investigação de um caso de extorsão levou a Polícia Civil a desencadear nesta terça-feira (27) uma operação contra três suspeitos de integrarem um esquema em Porto Alegre e Canoas. Segundo a apuração do Departamento Estadual de Repressão aos Crimes Cibernéticos, o cliente de uma garota de programa foi extorquido para não ter imagens íntimas divulgadas para familiares e no trabalho.

Segundo a polícia, o grupo seria especializado na prática de extorsão sexual e agia de forma coordenada para chantagear, ameaçar, manipular e constranger as vítimas. Um dos casos foi registrado entre dezembro e janeiro. 

Um homem relatou aos policiais ter sido extorquido a pagar R$ 7 mil para não ter imagens vazadas pelo grupo — ele procurou a polícia, e não chegou a pagar o valor exigido. Na manhã desta terça-feira, são cumpridos três mandados de prisão preventiva e seis de busca e apreensão. Duas pessoas foram presas até o momento.

Os alvos dos mandados de prisão são uma mulher, que segundo a polícia atuaria como garota de programa, e dois homens. A investigação ainda busca detalhar o vínculo entre eles. Conforme o que foi apurado até o momento, tudo se iniciava com um encontro entre a mulher e seus fregueses. Nesse momento, eram registradas imagens em fotos e vídeos, autorizadas pelos clientes, que depois seriam usadas na extorsão.

Algum tempo depois dos encontros com a mulher, o cliente recebia um contato pelo telefone, de um homem que alegava ser marido dela. Por mensagens, ele dizia ter descoberto os conteúdos no celular da mulher. Numa dessas conversas, obtidas pela polícia, o responsável pela extorsão dá início às ameaças:

— Ou você conversa comigo numa boa, como estou disposto a resolver isso da melhor forma, ou terei que conversar com a sua ex-esposa ou alguns colegas seus ou até alguns familiares… Só você assistir aos vídeos que eu peguei no telefone dela que você vai se recordar.

Na sequência, ele enviava à vítima as imagens que foram registradas durante o encontro com a garota de programa. Ainda por mensagem, o homem alegava ter deixado o sistema prisional há pouco tempo e as ameaças escalavam:

— Tenho comigo que para tudo nessa vida tem uma solução, apenas para a morte que não… Vou escancarar para todos os seus conhecidos, tanto no trabalho quanto em sua família.

Em paralelo às ameaças, segundo a polícia, a mulher passava a dizer que estava sendo ameaçada e, com isso, tentava manipular e convencer a vítima a fazer o pagamento do valor exigido. A polícia identificou ainda um terceiro suspeito de envolvimento no esquema. Ele teria sido responsável por disponibilizar as contas bancárias de terceiros para o recebimento de valores.

Um dos objetivos da operação é a apreensão de aparelhos celulares e outros dispositivos eletrônicos, que serão submetidos à perícia e além disso, buscar outras provas da extorsão e tentar identificar outras possíveis vítimas do crime. Nesses casos, a orientação da polícia é para que as vítimas não realizem pagamentos, preservem as mensagens trocadas e procurem imediatamente uma delegacia.

Últimas Notícias